Zimbro – Incenso 20-30g (maço)
- O zimbro é uma planta com um aroma intenso, ideal como incenso natural para rituais de limpeza e meditação. O seu fumo favorece a renovação espiritual, atrai energias positivas e cria um espaço livre de influências negativas.
O zimbro (junípero, em latim: Juniperus communis) é um dos materiais vegetais mais antigos e versáteis utilizados em rituais espirituais em todo o mundo. Ocupa um lugar especial nas tradições dos povos nativos americanos, onde serviu não só para fins práticos mas também simbólicos, ligando os humanos às forças da natureza. Nas tradições das tribos indígenas, o zimbro era utilizado durante rituais de limpeza (conhecidos como "smudging") com o objetivo de banir a energia negativa e restaurar o equilíbrio espiritual. Acreditava-se que o seu fumo tinha poderes naturais de proteção e cura, capazes de remover as más energias do corpo e do ambiente. Era frequentemente utilizado como alternativa ou complemento à salva branca. O fumo do zimbro era também utilizado em cerimónias relacionadas com o nascimento e a morte para apoiar a viagem da alma entre os mundos. Acreditava-se que a queima de feixes de zimbro protegia contra os maus espíritos e facilitava a comunicação com os espíritos ancestrais. Simultaneamente, o seu aroma destinava-se a atrair prosperidade, sabedoria e mudanças positivas.
O aroma fresco, resinoso e herbáceo, com subtis notas cítricas, faz do zimbro uma excelente escolha como incenso natural para meditação, rituais de limpeza, bem como para apoiar o equilíbrio interior e a concentração. Se deseja convidar a energia da pureza, proteção e renovação para o seu ambiente, o zimbro é um excelente aliado para estas intenções!
Antes de começar um ritual de limpeza com incenso de zimbro:
- Reserve um momento para fazer uma pausa, descontrair e relaxar. Sentirá a magia das ervas mais plenamente com uma mente clara e aberta. Este é um momento especial para a introspeção, por isso não se apresse a fazer o ritual de esfregaço.
- Aborde o ritual de limpeza com sinceridade e respeito. Faz parte da cultura nativa americana, onde os rituais eram uma forma de se conectar com o espírito da natureza, alcançando plena harmonia no processo.
- Pense na intenção que o guiará durante o ritual e mergulhe no fumo perfumado que sobe do incenso. Sinta o aroma da natureza pura e a magia dos povos indígenas. Limpe a sua alma, a sua mente e o ambiente que o rodeia; expulse as más energias e convide tudo o que é positivo.
Como utilizar o zimbro como incenso? Um breve guia:
- Acender um feixe de zimbro, segurando-o sobre uma fonte de fogo. Aguarde alguns segundos para que o incenso comece a brilhar.
- Apague o incenso soprando a chama ou agitando-o vigorosamente. Passado um momento, o incenso começará a arder, libertando um fumo espesso e intensamente perfumado. Enquanto apaga a chama, concentre-se na intenção que acompanhará o seu ritual de limpeza.
- Utilize o fumo perfumado para se limpar a si próprio, dirigindo o incenso dos pés para a cabeça, e depois limpe a divisão, os objectos ou as pessoas que deseja purificar. Após o ritual, coloque o incenso ainda aceso num local seguro, como um prato de cerâmica. Passado algum tempo, o incenso apaga-se por si só - nessa altura, pode voltar a acendê-lo.
Informações adicionais:
Origem: Califórnia
Peso: aprox. 20-30g
Nota: os molhos de ervas são preparados à mão, pelo que o peso de cada produto pode variar entre 20-30 g.
Atenção: O incenso é feito com ervas secas 100% naturais, que podem ter um aroma intenso e característico. Algumas pessoas o comparam ao cheiro de uma fogueira ou madeira queimada. Esta é uma característica natural dos incensos tradicionais de ervas. Só durante a queima é que o fumo adquire notas mais suaves e herbais.





