Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Erva-mate - uma bebida estimulante, mas será viciante?

2024-07-12
Erva-mate - uma bebida estimulante, mas será viciante?

A erva-mate está a conquistar os corações de quem procura substitutos naturais para o café e para as bebidas energéticas. Esta bebida exótica, originária da América do Sul, seduz com o seu sabor rico, as suas propriedades para a saúde e... o seu efeito estimulante. Não é de admirar que existam tantas perguntas e lendas em torno da erva-mate. Não haverá algo mais por trás desse prazer verde? A erva-mate é uma droga e pode levar à dependência?

Resumo:

  1. Uma infusão de amizade e uma bomba de vitaminas. O que é a erva-mate?
  2. Erva-mate vs droga. São a mesma coisa?
  3. Erva-mate e efeitos psicoactivos. O que acontece no cérebro após o primeiro gole?
  4. A erva-mate é viciante? Toda a verdade sobre a bebida dos índios guaranis

Uma infusão de amizade e uma bomba de vitaminas. O que é a erva-mate?

Imagine que está sentado à sombra de árvores nos pampas argentinos. Segurando nas mãos um recipiente caraterístico chamado mate, cheio de folhas verdes e água quente, e bebendo a bebida saciante com uma bombilla, um tubo de metal... Esta é a erva-mate, uma bebida que acompanha os sul-americanos no seu quotidiano há séculos.

A erva-mate não é uma bebida comum, mas a verdadeira essência da América do Sul encapsulada nas folhas do azevinho, Ilex paraguariensis. Esta planta, cultivada principalmente na Argentina, Paraguai e Brasil, é parte integrante da cultura local há séculos. As folhas de azevinho secas e devidamente processadas são utilizadas para fazer uma infusão, cujas tradições remontam à época pré-colombiana. Há séculos, a erva-mate foi descoberta pelos índios Guarani, que apreciavam as propriedades estimulantes da planta. Bebiam-na antes da caça e durante eventos importantes, reunindo toda a tribo à volta da fogueira e passando a chávena de mão em mão - quase como um cachimbo da paz. Até hoje, a erva-mate é considerada na América Latina como um símbolo de amizade e é frequentemente bebida na companhia de conhecidos, amigos ou familiares.

Mas a erva-mate não é apenas um ritual indígena e um sabor único. É também um tesouro de nutrientes valiosos. Contém uma abundância de vitaminas e minerais, como potássio, magnésio e ferro, entre outros, bem como antioxidantes. A erva-mate contém compostos chamados xantinas, incluindo cafeína, teobromina e teofilina. Ao beber erva-mate, não só nos sentimos estimulados e mais concentrados, mas também fornecemos ao corpo muitas substâncias valiosas. Beber erva-mate regularmente pode trazer muitos benefícios para a saúde e tornar-se parte de um estilo de vida saudável. Mas a erva-mate é viciante? Esta é uma questão que preocupa muitos amantes da bebida, pessoas que ainda não conhecem a erva-mate, bem como cépticos que vêem a bebida como uma substância nociva. Apesar da crescente consciencialização do que é a erva-mate, até agora alguns apreciadores de mate têm sido confrontados com a indignação de quem não está familiarizado com o assunto, que pensa que a erva-mate é uma espécie de erva exótica e charlatã. Então, como é realmente essa erva-mate?

Erva-mate x droga. São a mesma coisa?

Antes de responder à pergunta"a erva-mate é uma droga?" e, portanto,"a erva-mate pode ser viciante?", Vamos considerar o que realmente é uma droga e se o "chá" sul-americano se encaixa em sua definição. Afinal, não vamos comparar a nossa bebida preferida com algo que não conhecemos muito bem, pois não?

Vamos começar pelo básico. Por definição, uma droga é uma substância psicoactiva que afecta o sistema nervoso central, provocando alterações na perceção, no humor, no comportamento e na consciência. Além disso, as drogas podem levar à dependência física ou psicológica e ter efeitos negativos sobre a saúde. Será que a erva-mate preenche estes critérios? É hora de uma pequena investigação!

  • A erva-mate é uma substância psicoactiva? NÃO. É simplesmente uma infusão das folhas e galhos da planta Ilex paraguariensis. Mas, de facto, a erva-mate contém essa substância - é a cafeína. Sua concentração é semelhante à quantidade encontrada no café, e o café, por sua vez, é considerado um dos estimulantes mais populares e legais do mundo.
  • A erva-mate tem efeito sobre o sistema nervoso central? SIM, e isso se deve à cafeína mencionada acima. A cafeína afecta o nosso cérebro - tem um efeito estimulante, aumenta o estado de alerta e melhora a concentração. Mas o café faz a mesma coisa e, de alguma forma, ninguém pergunta: "o café é uma droga?".
  • A erva-mate altera a perceção e a consciência? NÃO. A estimulação do corpo e a melhor concentração podem, de facto, fazer-nos sentir como se estivéssemos numa "moca". Os sentidos se aguçam, a mente se ilumina e podemos trabalhar melhor e com mais eficiência. Além da cafeína, há teobromina e teofilina na erva-mate, que também nos fazem sentir relaxados e melhoram nosso humor. No entanto, a erva-mate não causa mudanças tão fortes na consciência ou alucinações como as que ocorrem frequentemente após o consumo de drogas.
  • A erva-mate é altamente viciante? NÃO. Vamos elaborar mais sobre esse tópico em um próximo parágrafo, mas vamos apontar agora: a erva-mate não leva ao vício no sentido médico. O ritual de beber erva-mate pode se tornar uma parte diária da vida, mas não produz as fortes mudanças na perceção ou no humor que são características das drogas.
  • A erva-mate tem um efeito negativo na saúde? NÃO. Pelo contrário! A erva-mate, consumida com moderação, tem muitos benefícios para a saúde. Ela contém antioxidantes, vitaminas e minerais. Dificilmente pode ser comparada a drogas que danificam o corpo!

Portanto, à pergunta"a erva é uma droga?", a resposta é: definitivamente não! Pelo contrário, é um amigo do nosso corpo e não um estimulante perigoso para a nossa saúde.

Erva-mate e efeitos psicoactivos. O que acontece no cérebro após o primeiro gole?

Bem, podemos certamente dizer que a erva-mate não é uma droga, mas tem um efeito no nosso corpo à sua maneira. O que realmente acontece no cérebro quando desfrutamos desta deliciosa bebida verde? A coisa mais confusa é a cafeína, que é o principal ingrediente psicoativo da erva-mate. A cafeína bloqueia os receptores de adenosina, um "sonífero" natural que se acumula no corpo durante o dia. Isso faz com que nos sintamos mais estimulados e concentrados. A erva-mate contém uma quantidade de cafeína semelhante à do café, mas liberta-a no corpo gradualmente. O café muitas vezes causa uma súbita onda de energia que rapidamente desaparece, levando a sentimentos de fadiga e fraqueza. A erva-mate funciona de forma diferente. Graças à libertação lenta de cafeína, a estimulação é mais equilibrada e dura mais tempo. O efeito estimulante mais suave e mais duradouro do que o do café e a melhoria do humor devem-se também à presença de outras substâncias activas na erva-mate, como a teobromina e a teofilina. A sinergia entre esses três ingredientes faz da erva-mate uma escolha ideal para pessoas que precisam de um estímulo duradouro sem quedas repentinas de energia.

A erva-mate é viciante? Toda a verdade sobre a bebida dos índios Guarani

Finalmente, chegamos ao cerne do artigo de hoje e tentamos encontrar a resposta para a pergunta que incomoda muitas pessoas:"a erva-mate vicia?". É um tema que desperta tantas emoções quanto a final da Copa do Mundo. Mas fiquem tranquilos, aqui não vamos dar pontapés nos tornozelos. Em vez disso, vamos aprofundar o assunto com a graça de uma bailarina e a precisão de um cirurgião!

De facto, há pessoas que não conseguem imaginar um dia sem mate. Uma porção de infusão para acordar de manhã, outra durante uma pausa no trabalho, e depois ainda uma tarde de relaxamento com a chávena de mate na mão - e assim literalmente todos os dias. Olhando de lado, pode-se pensar que essa pessoa é realmente viciada em erva-mate. Mas o mesmo se pode dizer de alguém que come a mesma papa de aveia ao pequeno-almoço todos os dias ou que se dedica ao ritual noturno de jogar o seu jogo de vídeo preferido. Estas actividades repetitivas são mais consideradas como hábitos agradáveis do que como verdadeiras dependências. Um hábito é um comportamento repetitivo que podemos controlar. A dependência, por outro lado, caracteriza-se pela compulsão, perda de controlo e consequências negativas. Imagine que a erva-mate é como a sua série de TV favorita. Gostamos de a ver, aguardamos ansiosamente os novos episódios, mas se tivermos de ir de férias sem acesso à Netflix, o mundo não se desmorona. O mesmo se passa com a erva-mate - pode adorá-la, mas se ela se esgotar ou se, por qualquer razão, não a puder beber como sempre, não acontecerá absolutamente nada.

Para finalizar, lembremos que - como em tudo que consumimos e fornecemos ao nosso corpo - moderação e equilíbrio são fundamentais. O consumo de erva-mate com moderação, como outras bebidas com cafeína, é seguro e pode proporcionar muitos benefícios à saúde. Se você acha que está bebendo muita erva-mate e o excesso de cafeína é ruim para o seu bem-estar, vale a pena considerar reduzir sua ingestão. Lembre-se de que hábitos saudáveis são aqueles que não dominam nossas vidas, mas as enriquecem! Desfrute da erva-mate, aprecie o seu sabor e as suas propriedades, mas não se esqueça que a vida tem muitos outros sabores maravilhosos para descobrir. E se alguém lhe perguntar novamente "a erva-mate é uma droga", pode responder com um sorriso: "Sim, e é viciante.... pelo sorriso no seu rosto!".


Fonte de informação:

  1. Wikipedia: Mate.
  2. C.I. Heck, E.G. De Mejia, Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations, Journal of Food Science, 2007.
  3. A. Gawron-Gzella, J. Chanaj-Kaczmarek, J. Cielecka-Piontek, Yerba Mate – A Long but Current History, Nutrients, 2021.

Recomendado

CBSe Energia Guarana 0.5kg

CBSe Energia Guarana 0.5kg

6,97 € incl. IVA/1unid.(13,94 € / kg incl. IVA)
Rosamonte Elaborada Con Palo Tradicional 0,5kg

Rosamonte Elaborada Con Palo Tradicional 0,5kg

6,07 € incl. IVA/1unid.(12,14 € / kg incl. IVA)
Verde Mate Green Más IQ 0,5 kg

Verde Mate Green Más IQ 0,5 kg

6,97 € incl. IVA/1unid.(13,94 € / kg incl. IVA)
Guarani Energia Caffeine + 0,5kg

Guarani Energia Caffeine + 0,5kg

8,47 € incl. IVA/1unid.(16,94 € / kg incl. IVA)
pixel