Efeito da erva-mate no organismo

A erva-mate é uma infusão que contém uma grande quantidade de nutrientes - minerais essenciais e vitaminas. Também contém antioxidantes que são valiosos para a saúde. É isso que a torna uma bebida rica em propriedades saudáveis. Descubra se vale a pena beber erva-mate, que efeito tem no corpo e que efeitos pode esperar.
Resumo:
- O que contém a erva-mate?
- Quais são os efeitos da erva-mate?
- Erva-mate, sistema digestivo e metabolismo
- Erva-mate e potência
- Erva-mate e o coração
- Quem não deve beber erva-mate?
- Chá mate é bom para tudo
O que tem na erva-mate?
Um breve lembrete do que é a erva-mate. É uma infusão feita a partir das folhas e galhos secos e triturados da Ilex paraguariensis, uma planta que só é encontrada na América do Sul, na fronteira de quatro países: Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. A bebida tem um sabor herbáceo bastante intenso e, dependendo do método de produção, podem surgir notas fumadas no seu sabor e aroma. A erva-mate é conhecida principalmente pelo seu efeito estimulante. Contém uma grande dose de cafeína natural, aliviando assim a fadiga mental e tendo um efeito positivo na concentração e na memória. Também contém uma abundância de vitaminas, que incluem:
- vitamina A, que é muito boa para a visão e os olhos,
- a vitamina C, que influencia o número de células sanguíneas e o sistema imunitário
- a vitamina E, que é responsável pelo sistema circulatório e pela troca de substâncias a nível celular
- a vitamina B1, que influencia a função nervosa e a digestão,
- a vitamina B2, para o bom estado dos olhos e do cabelo.
E não é tudo. Para além das vitaminas, a erva-mate também contém muitos minerais valiosos para o bom funcionamento do corpo humano, como o zinco (tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas), o potássio (afecta o funcionamento do sistema nervoso), o fósforo e o cálcio (afectam, entre outros, o funcionamento dos ossos e dos músculos), o silício (responsável pelo estado da pele, do cabelo e das unhas) e o magnésio (a sua deficiência manifesta-se no enfraquecimento do corpo). É também apreciada por muitos graças ao seu elevado teor de polifenóis - antioxidantes responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento celular.
Quais são os efeitos da erva-mate?
Como já mencionámos, a propriedade mais importante da erva-mate, que a tornou famosa na América do Sul e está a tornar-se cada vez mais popular noutras partes do mundo, é o seu efeito estimulante. O estímulo proporcionado por cada gole da bebida não é a única propriedade da erva-mate. De facto, tem um efeito em todo o corpo:
- estimula e melhora a concentração,
- elimina a sensação de cansaço,
- nutre e fortalece o organismo,
- reduz a sensação de fome,
- limpa o corpo de toxinas,
- apoia o sistema digestivo,
- regula a tensão arterial,
- relaxa e alivia o stress.

Erva-mate, sistema digestivo e metabolismo
A erva-mate tem um excelente efeito sobre o funcionamento do sistema digestivo, resultando na crença popular de que ajuda na luta contra o excesso de peso. Melhora o peristaltismo intestinal, estimula a secreção de suco gástrico e alivia o desconforto relacionado com o processo digestivo. A erva-mate contém biotina, que por sua vez é responsável pelo bom funcionamento da glândula tiroide e pela síntese de ácidos gordos. A erva-mate também tem um bom efeito sobre a função hepática. Previne a formação de gordura neste órgão e também limpa o corpo de toxinas - sobretudo metais pesados nocivos, que sobrecarregam significativamente o fígado. O efeito de limpeza é devido às propriedades diuréticas da erva-mate, que são influenciadas pelas saponinas contidas nela. O chá mate melhora a função renal. A remoção melhorada de substâncias nocivas do corpo, por sua vez, aumenta o metabolismo, o que contribui significativamente para a manutenção de uma figura esbelta. A erva-mate acelera o metabolismo e melhora a digestão. Ajuda a queimar calorias mais rapidamente durante o exercício físico. Os melhores efeitos são visíveis após cerca de 45 dias de ingestão regular da infusão. Para além disso, a erva-mate provoca uma sensação de saciedade - reduz a sensação de fome, pelo que comemos menos. Embora a erva-mate por si só não emagreça, o consumo regular da infusão, combinado com uma dieta adequada e exercício físico, pode contribuir para a perda de peso.
Erva-mate e potência
Alguns acreditam que a erva-mate é um afrodisíaco natural, que melhora a fertilidade em homens e mulheres. Erva-mate e fertilidade - será que a bebida sul-americana tem realmente uma utilidade nesse sentido? A saúde e o bem-estar são a base para uma vida sexual bem-sucedida e o chá mate tem um efeito positivo em todo o corpo. A bebida sul-americana estimula e revigora o corpo, acrescentando energia, que é uma parte integrante do ato sexual. Um pré-requisito para uma sensação de satisfação e uma experiência sexual bem-sucedida é também o bem-estar mental. A erva-mate relaxa e deixa-o de bom humor. Por si só, a erva-mate não aumenta o desempenho sexual. E afeta a contagem de espermatozóides ou aumenta a fertilidade? Isso não foi comprovado cientificamente, mas nem por isso o aumento da energia, o melhor humor e, consequentemente, o aumento da atividade física na cama podem contribuir para uma melhora significativa da libido.
Erva-mate e o coração
A erva-mate tem um efeito protetor sobre o coração e o sistema circulatório. Ela reduz os níveis de colesterol, tem um efeito anti-aterosclerótico e reduz o risco de doenças cardíacas. Ao reduzir o colesterol, o espaço nos vasos sanguíneos aumenta, o que resulta num fluxo sanguíneo mais eficiente e numa pressão arterial mais baixa. A teofilina e a teobromina contidas no chá mate dilatam os vasos sanguíneos, regulando o efeito estimulante da cafeína. A erva-mate regula os níveis de pressão arterial, e uma pressão arterial óptima é a chave para um coração saudável. O mate também tem propriedades anti-inflamatórias, anti-fúngicas e anti-parasitárias. Devido ao seu elevado teor de antioxidantes, neutraliza os radicais livres, o que ajuda a reduzir o risco de cancro, doenças hepáticas ou doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda a combater o reumatismo e aumenta a aptidão física. Tem um efeito muito positivo na melhoria do humor, ajudando assim a combater a depressão. A erva-mate também adiciona energia, o que permite que você se sinta muito melhor.
Quem não deve beber erva-mate?
Devido à elevada quantidade de cafeína contida na erva-mate, as mulheres grávidas não a devem beber. As mães que estão a amamentar também devem abster-se de beber erva-mate durante este período especial. A cafeína pode causar irritabilidade e problemas de sono em crianças, por isso a erva-mate não deve ser dada a crianças pequenas. Embora os ingredientes do mate sejam bons para o coração e para o sistema circulatório, as pessoas que têm problemas cardíacos devem consultar o seu médico para saber se é aconselhável beber qualquer bebida energética.
O chá mate é bom para tudo
Beber erva-mate pode trazer muitos benefícios. Em primeiro lugar, aqueles que têm um impacto positivo na nossa saúde e bem-estar. Para além disso, beber esta deliciosa bebida em si é muito agradável e saboroso. E isso não é tudo... Experimente você mesmo e descubra o que mais a erva-mate pode fazer!
Fonte de informação:
- Wikipédia: Mate.
- C. I. Heck, E. G. De Mejia, Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations, Journal of Food Science, 2007.