Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Que quantidade de erva-mate se pode beber por dia? Quanto mate servir e como beber?

2023-10-04
Que quantidade de erva-mate se pode beber por dia? Quanto mate servir e como beber?

Se você não consegue imaginar um dia sem erva-mate, a pergunta deve ter passado pela sua cabeça mais de uma vez: "quanta erva-mate posso beber por dia sem exagerar?" Apesar de as suas propriedades benéficas serem amplamente conhecidas, o velho ditado diz: demasiado de uma coisa boa! Vamos dizer-lhe qual é a dose diária ideal de erva-mate e quanto deve beber para não exagerar. Boa leitura!

Resumo:

  1. Cafeína na erva-mate - como funciona?
  2. Teor de cafeína na erva-mate. Quanto beber para evitar uma overdose de cafeína?
  3. Erva-mate - quanto se pode beber por dia? Vários factores entram em jogo
  4. Quanta erva se coloca na cuia de mate?
  5. Quem deve evitar beber erva-mate?

Cafeína na erva-mate - como funciona e quanto pode ser consumido por dia?

A erva-mate é uma infusão feita a partir das folhas e galhos da Ilex paraguariensis, uma árvore perene que cresce na América do Sul, no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Há centenas de anos, as propriedades extraordinárias da planta foram descobertas pelos índios Guarani que viviam na região. Muitos anos mais tarde, os cientistas provaram que a erva-mate, tal como o café ou o chá, contém cafeína, que estimula o corpo a agir, dá energia, elimina a fadiga e melhora a concentração. Atualmente, muitas pessoas consideram a erva-mate como uma alternativa ao café e um substituto mais saudável para as bebidas energéticas artificiais. Elas bebem uma porção de mate pela manhã para despertar um corpo sonolento e também antes de um esforço mental extenuante para poderem se concentrar melhor. A cafeína contida na erva-mate dá um impulso que muitas pessoas não conseguem imaginar funcionar sem ela no dia a dia; infelizmente, é fácil exagerar na dose e os efeitos não são nada agradáveis.

O que é a cafeína?

A cafeína é um composto químico orgânico, um psicoestimulante natural que está com a humanidade há milhares de anos, embora cientificamente a cafeína só tenha sido descoberta e estudada pela primeira vez em 1819. Até hoje, muitos artigos e publicações científicas foram escritos sobre ela. A cafeína tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central. Tem a capacidade de bloquear a ação da adenosina, um neurotransmissor responsável pela sensação de fadiga e sonolência. O bloqueio subsequente dos receptores de adenosina pela cafeína resulta na libertação de outros neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina e a adrenalina. A cafeína reduz, assim, a sensação de fadiga e de sonolência, aumentando, em contrapartida, a concentração e o estado de alerta. A cafeína é muito rápida e completamente absorvida do intestino para a corrente sanguínea e chega ao fígado, onde é metabolizada. A sua semi-vida no organismo é de cerca de 4 a 5 horas. Em quantidades controladas, a cafeína apresenta efeitos positivos e altamente desejáveis para muitos. Infelizmente, o consumo excessivo de produtos e bebidas que a contêm pode resultar em sintomas como problemas de sono, dores de cabeça, inquietação, tremores nas mãos ou batimentos cardíacos acelerados. A FDA (Food and Drug Administration) recomenda que não se exceda a ingestão de 400 mg de cafeína por dia - o equivalente à quantidade contida em 2-4 chávenas de café. E como é que esta informação se relaciona com uma infusão de Ilex paraguariensis? Quantas vezes por dia e em que quantidade se pode beber erva-mate?

How much yerba mate can you drink per day?

Teor de cafeína na erva-mate. Quanto beber para evitar uma overdose de cafeína?

A erva-mate é uma verdadeira maravilha da natureza. É uma excelente fonte de vitaminas (A, C, E, B1, B2, B6) e minerais como magnésio, potássio, fósforo, zinco, cálcio, ferro, silício e sódio. Além disso, contém uma grande quantidade de antioxidantes, cuja suplementação pode reforçar o sistema imunitário. O maior interesse, no entanto, é sem dúvida a cafeína, o famoso estimulante presente na dieta diária de milhões de pessoas em todo o mundo. É difícil determinar inequivocamente a quantidade de cafeína que a erva-mate contém, pois isso se deve a uma série de fatores. Em resumo, presume-se que um litro da bebida contenha cerca de 70-650 miligramas de cafeína - um pouco menos do que no café e mais do que no chá comum. A dificuldade em medir com precisão a concentração de cafeína do chá mate deve-se a factores como a forma como a planta é cultivada, os métodos de produção, a quantidade de produto seco utilizado para fazer a infusão, a temperatura da água ou o tempo de infusão. Qualquer um destes factores pode afetar significativamente a força da bebida. Ao mesmo tempo, não temos de recear que a erva-mate que compramos seja suspeitamente demasiado forte ou que, pelo contrário, seja desprovida de cafeína ou contenha apenas vestígios da mesma. A qualidade e as características da matéria-prima são controladas por várias instituições. É submetida a testes exaustivos muito antes de chegar às embalagens. Finalmente, vamos tentar responder à pergunta: quanta erva-mate você pode beber por dia sem exagerar?

Erva-mate - quanto é que se pode beber por dia? Vários fatores entram em jogo

Como se vê, a questão não é tão simples. É difícil dar uma resposta direta à pergunta: quanta erva-mate pode ser vertida numa cuia de erva-mate e bebida num dia sem uma overdose de cafeína? Isso porque depende de uma série de fatores. Alguns deles estão relacionados ao próprio produto, como mencionado acima. Mesmo lotes diferentes da mesma marca podem diferir no conteúdo e na concentração de compostos individuais. Isto, por sua vez, pode ter um impacto significativo nas propriedades da bebida. A questão torna-se ainda mais complicada quando se considera que diferentes plantações utilizam técnicas diferentes para processar o produto seco. Por exemplo, as despaladas típicas do Paraguai ou da Argentina caracterizam-se por um potencial energético mais elevado do que as elaboradas clássicas, com um número muito maior de paus. E não nos esqueçamos de que muitos produtores oferecem o mate em variações especiais de sabor com aditivos. Estes acrescentam uma grande variedade ao sabor da bebida, mas quando constituem uma parte significativa da composição, afectam ligeiramente a concentração de cafeína. A menos, por exemplo, que estejamos a falar de guaraná, que é em si mesmo uma fonte de cafeína. Tendo em conta todos estes factores, pode dizer-se com a consciência tranquila: não há duas yerba mates iguais!

Outra questão igualmente importante, se não a mais importante, são as condições individuais do organismo. O efeito de uma infusão depende, entre outras coisas, do nosso peso corporal, estado de saúde e dieta. Por conseguinte, não é de surpreender que alguém se sinta muito estimulado após uma chávena de café ou de mate, enquanto outra pessoa bebe até três chávenas por dia e continua a sentir-se sonolenta. Para além das condições de cada um, a questão do hábito também desempenha um papel importante. As pessoas que bebem bebidas com cafeína ocasionalmente sentirão os efeitos da erva-mate, do café ou das populares bebidas energéticas muito mais intensamente do que as que bebem diariamente.

Qual é a dose diária ideal de erva-mate? Quanta erva-mate servir?

Já sabemos quanta cafeína existe na erva-mate e qual é a dose diária máxima recomendada, mas quanto derramar para que a infusão não seja muito forte? A maioria das publicações científicas concorda que, em média, a dose diária ideal de erva-mate é de cerca de 30 gramas de produto seco. É claro que isso leva em consideração a técnica específica de preparação da erva-mate, que envolve a adição de água várias vezes. Dependendo do tipo de produto seco, da temperatura da água e da persistência do aroma, isso pode ser feito até 8-9 vezes. Se uma determinada erva-mate tiver um efeito demasiado forte, pode escolher um tipo mais suave ou uma composição com aromas doces ou refrescantes - estes geralmente proporcionam um efeito mais suave. Também pode reduzir a porção de erva-mate ou limitar o número de infusões a 2-3 por dia. No início da sua aventura com o mate, recomendamos começar com uma porção de 15 gramas de mate seco, em vez dos 30 gramas recomendados. No entanto, se não sentir o efeito desejado depois de beber a infusão, tente aumentar a quantidade de produto seco ou experimente uma variedade mais forte. Neste caso, não só as despaladas com fumo clássico podem funcionar bem, mas também produtos como a "erva-mate extra estimulante" com guaraná adicionado.

Quem deve evitar beber erva-mate?

A cafeína tem muitos benefícios. Põe-nos de pé de manhã, ilumina a nossa mente e faz-nos funcionar melhor. Quando consumida em quantidades controladas, não é prejudicial, mas existem algumas excepções que tornam necessário que algumas pessoas evitem o café, o chá forte, as bebidas energéticas e, infelizmente, a erva-mate. As bebidas com cafeína devem ser evitadas por pessoas sensíveis a ela. As mulheres grávidas e as mães que estão a amamentar também devem evitar estas bebidas. As bebidas estimulantes também não devem ser dadas a crianças, e as pessoas que sofrem de tensão arterial elevada devem ter um cuidado especial.

Como provamos no artigo, os fatores que determinam a resposta às perguntas: "quanta erva-mate pode ser consumida por dia?" ou "quanta erva-mate pode ser despejada em uma cuia de mate?" são abundantes, tanto do lado da fonte de cafeína quanto do corpo da pessoa que consome a bebida. Portanto, é melhor tirar conclusões com base na própria experiência com a erva-mate. Felizmente, testá-la você mesmo será certamente um prazer!


Fonte de informação:

  1. Wikipédia: Erva-mate, Cafeína.
  2. A. Gawron-Gzella, J. Chanaj-Kaczmarek, J. Cielecka-Piontek, Erva-mate - Uma história longa mas atual, Nutrientes, 2021.
  3. A. Smith, Effects of caffeine on human behavior, Food and Chemical Toxicology, 2002.
  4. Desembuchando o feijão: How MuchCaffeine is Too Much?, fda.gov.

Recomendado

Verde Mate Green Más IQ 0,5 kg

Verde Mate Green Más IQ 0,5 kg

6,97 € incl. IVA/1unid.(13,94 € / kg incl. IVA)
Yaguar Energia Guarana 50g

Yaguar Energia Guarana 50g

3,07 € incl. IVA/1unid.(61,40 € / kg incl. IVA)
pixel