Acessórios para erva-mate. Quais serão os melhores? Como é que os escolhe?

Para saborear o gosto do "ouro verde" dos índios Guarani, usufruir das suas propriedades de forma eficaz e com prazer, vale a pena equipar-se com um equipamento de boa qualidade para beber erva-mate. Existem vários aparelhos necessários para a preparação e o consumo confortáveis de infusões de Ilex paraguariensis. Hoje sugerimos quais acessórios de erva-mate valem a pena ter em mãos!
Resumo:
- Copo de erva-mate - qual escolher?
- A melhor bombilla. Qual delas?
- Outros acessórios de erva-mate
- Beba erva-mate do jeito que você gosta!
Copo de erva-mate - qual escolher?
O mais básico entre os acessórios de preparação da erva-mate é a cuia de mate, o recipiente no qual a infusão de Ilex paraguariensis é feita. Originalmente, os índios Guarani mastigavam folhas de azevinho recém-colhidas. Estas davam-lhes energia e melhoravam a sua concentração antes da caça. Mais tarde, os povos indígenas da América do Sul descobriram que as folhas secas de azevinho podiam ser transformadas numa infusão, deitando água sobre elas. Verificou-se que essa bebida apresentava as mesmas propriedades que as folhas cruas. Era necessário um recipiente para preparar a infusão. Os primeiros recipientes de erva-mate foram feitos a partir do fruto lenhoso e bulboso da cabaça, também conhecido como cabaça. Escrevemos mais sobre como preparar uma taça de mate aqui. Hoje em dia, esse tipo de recipiente ainda é usado para preparar e beber erva-mate, mas principalmente nos países da América do Sul. Em outros países, são os fãs verdadeiramente dedicados da erva-mate que optam por vasos feitos de calabashes reais. Para além do preço elevado, as cabaças naturais também exigem um pouco mais de esforço quando se trata de as manter em boas condições. Por isso, se estiver preocupado com a facilidade de limpeza e manutenção, opte pela cabaça de cerâmica, a mais popular. A sua maior vantagem é o facto de poder ser lavada na máquina de lavar louça juntamente com outros pratos. Pode lavá-la com detergentes sem qualquer preocupação e não apodrecerá mesmo que deixe os restos húmidos de erva-mate nela durante alguns dias (esperemos que não demasiado tempo!). As cuias de mate de cerâmica também são relativamente baratas, amplamente disponíveis em muitas lojas de erva-mate e até mesmo em mercados, e são produzidas em muitas variações de cores e vários designs sofisticados. O recipiente de madeira, por outro lado, é um deleite para qualquer amante de rituais de erva-mate. Na nossa loja, entre os equipamentos essenciais para a erva-mate, encontra-se a cuia de palo santo, um recipiente feito a partir de uma árvore sagrada. O seu aroma e sabor delicado são libertados quando a bebida está quente, o que lhe confere a sua singularidade. Tal como a taça de erva-mate natural, o recipiente feito de madeira de palo santo requer uma manutenção especial, o que pode ser um pouco incómodo, mas vale a pena adquirir um para sentir a verdadeira magia do ritual da erva-mate.
A melhor bombilla. Qual delas?
Uma boa cuia de mate é metade da história quando se trata de reunir um conjunto de acessórios essenciais para a erva-mate. A outra metade é a bombilha, que é um tubo de metal (ou de madeira ou de bambu), encimado por um filtro destinado a separar a borra da bebida. Embora os índios Guarani tenham descoberto que as folhas de azevinho podiam ser consumidas na forma de uma bebida feita com elas, a bebida era inicialmente coada através dos dentes, o que era muito desconfortável. O primeiro protótipo da bombilla era um pedaço de cana ou bambu, cego numa das extremidades e perfurado para filtrar a bebida. Por tentativa e erro, esta invenção foi melhorada e hoje podemos usar a bombilla que tão bem conhecemos. Como é que deve ser? Ao escolher este utensílio, é aconselhável guiar-se pelo tipo de produto seco a partir do qual a infusão é preparada. Por exemplo, para o chimarrão tipicamente brasileiro, que tem uma textura muito fina e é moído quase até à consistência de uma farinha, recomenda-se a utilização de uma "bomba " - equipada com um filtro largo e redondo com orifícios para evitar o entupimento. O tipo mais popular de bombilla entre os amantes da erva-mate são as bombillas de "colher" - com o formato de uma colher de chá. Este é de longe o tipo mais versátil de canudo de erva-mate. O único problema com esse tipo de bombilla é que produtos secos muito empoeirados podem entrar nele, causando desconforto ao consumir erva-mate. Na nossa oferta, também pode encontrar bombillas com filtros duplos e triplos, que são especialmente adequados para beber bebidas feitas de mate seco de corte médio e grosso. No que respeita ao material, as mais funcionais são as bombillas de aço inoxidável ou de alpaca, que são duráveis e de fácil manutenção. As bombillas feitas de aço inoxidável são relativamente baratas e comuns nas lojas de erva-mate. As bombillas feitas de alpaca são o equipamento de erva-mate mais sofisticado para aqueles que apreciam não apenas a durabilidade do material usado para sua fabricação, mas também sua aparência estética.

Outros acessórios para erva-mate
Também oferecemos uma gama de outros acessórios de erva-mate igualmente úteis. Entre eles, vale a pena mencionar:
- termômetro de erva-mate - útil especialmente para pessoas que estão apenas começando sua aventura com o chá mate, mas não só. A erva-mate deve ser feita despejando água a uma temperatura máxima de 80 ° C. A água mais quente escaldará as folhas, tornando a infusão amarga e de sabor desagradável. Depois de ferver a água, é necessário esperar cerca de 5-10 minutos para que arrefeça e atinja a temperatura correcta. Para medir com precisão a temperatura e certificar-se de que a água não está demasiado quente, é uma boa ideia ter um termómetro à mão.
- Se quiser facilitar a manutenção da sua bombilla, não se esqueça de obter uma vara de limpeza ou um limpador. Com estes acessórios de erva-mate, pode limpar facilmente todos os cantos e recantos do tubo, para que a bombilla dure muito tempo. Quando se bebe erva-mate, as borras acumulam-se no filtro e no tubo e o simples facto de passar a bombilha por água não é suficiente para a limpar bem. Se decidir comprar uma bombilha amovível, pode facilmente lavar todas as partes da mesma. No caso das bombillas simples e desenroscáveis, isso pode não ser tão fácil. É por isso que é essencial limpar a bombilha com um produto de limpeza especial.
- Se quiser que a erva-mate o acompanhe nas suas viagens, o Yerbomos - um termo de erva-mate com um formato especial que funciona como um termo, um copo e uma bombilla num só - pode ser uma boa escolha.
Beba erva-mate do jeito que você gosta!
Todos os acessórios de erva-mate que listamos são muito úteis para fazer e beber a bebida. No entanto, a verdade é que eles não são obrigatórios. Você pode beber erva-mate do jeito que você gosta. Em vez de uma cuia de mate, pode usar uma chávena ou um copo normal. Pode deitar a erva-mate seca numa máquina de chá normal e assim não precisará de uma bombilha para beber a infusão. Se não precisar de uma bombilha, também não precisará de a limpar muito bem, pelo que não será necessário um aparelho de limpeza. O termómetro é um aparelho que facilita a vida, mas não é essencial. Pode "sentir" a temperatura certa quando se tornar proficiente na preparação da erva-mate. Os erbomos são outro dispositivo útil em determinadas situações, mas também se pode viver sem ele. No entanto, acessórios especiais e dedicados à erva-mate tornam a preparação e o consumo do mate uma espécie de ritual, adquirindo uma certa magia e mistério. Portanto, se você quiser experimentar a verdadeira cultura sul-americana do chá mate, vale a pena procurar acessórios usados pelos habitantes dos países da "erva-mate". Se está a pensar onde comprar os melhores acessórios para a erva-mate, está convidado a fazer compras na nossa loja MateMundo.pt!
Fonte de informação:
- Wikipedia: Mate, História da erva-mate.
- Encyclopædia Britannica: Mate.