O que é a erva-mate?

Existe uma bebida com extraordinárias propriedades estimulantes e benéficas para a saúde, descoberta já pelos antigos índios. A erva-mate é uma infusão feita a partir das folhas e galhos da Ilex paraguariensis. Para os índios Guarani, era como o chá para o homem moderno. Atualmente, as propriedades e o sabor da erva-mate são conhecidos em todo o mundo. Os europeus também estão a ficar cada vez mais fãs desta bebida extraordinária da América do Sul. O que é a erva-mate? Como a preparar e como a beber? Qual é o sabor da erva-mate? Reunimos todas as informações mais importantes sobre o chá mate no artigo de hoje!
Resumo:
- O que é a erva-mate? De onde vem a erva-mate?
- Índios Guarani. Pioneiros da erva-mate
- A erva-mate e os jesuítas
- Erva-mate. Uma parte integrante da vida latina
- Como funciona a erva-mate?
- Erva-mate. Mais saudável que o café
- Erva-mate para perda de peso
- Qual é o sabor da erva-mate?
- Erva-mate. Como começar?
O que é a erva-mate? De onde vem a erva-mate?
A erva-mate é a folha seca da Ilex paraguariensis, uma planta da espécie azevinho, usada para fazer uma infusão aromática rica em cafeína, nutrientes, vitaminas e minerais. Esta planta encontra-se no Paraguai e nas zonas subtropicais da Argentina e do Brasil. É nestes três países e no Uruguai fronteiriço que a erva-mate é mais popular e é consumida diariamente por uma parte significativa da população. No que respeita ao cultivo, o azevinho tem grandes exigências. A planta prefere locais de planície com elevada humidade. Uma precipitação de 2.500 mm por ano e uma temperatura média de cerca de 20°C são pré-requisitos. Critérios de solo apropriados não são menos importantes. Supõe-se que o solo onde a Ilex paraguariensis cresce deve conter argila e areia, ter uma reação ligeiramente ácida e ser rico em potássio. É por isso que, apesar de repetidas tentativas, até hoje não foi possível introduzir a erva-mate noutras regiões do mundo.
Índios Guarani. Pioneiros da erva-mate
As propriedades extraordinárias da Ilex paraguariensis foram descobertas pelos índios Guarani muito antes da colonização europeia. Mastigar as folhas da planta permitia-lhes aliviar a fome, melhorar a concentração e aumentar a energia. A erva-mate revelou-se particularmente benéfica durante a caça ou escaramuças intertribais. Não é de surpreender que tenha começado a ser rodeada por um culto quase divino e que o seu consumo tenha assumido o carácter de uma cerimónia religiosa. As origens do aparecimento da erva-mate na terra chegaram a fazer parte da mitologia guarani. Eles acreditavam que a planta milagrosa era uma dádiva das deusas Yari e Arai. Diz-se que elas apareceram sob a forma humana na terra, onde foram atacadas por uma onça enquanto caminhavam na selva. O seu salvador acabou por ser um caçador chamado Guarani. A recompensa pelo salvamento foi um azevinho, que no dia seguinte cresceu inesperadamente mesmo debaixo da sua cabana. A partir desse momento, a planta e as suas folhas vivificantes tornaram-se um símbolo de amizade e fraternidade entre os índios.

A erva-mate e os jesuítas
A chegada dos colonizadores da Europa foi geralmente associada à destruição em massa da cultura indígena. Os índios guaranis, no entanto, tiveram muita sorte. Tudo graças à chegada dos jesuítas. Ao contrário da coroa espanhola, os missionários realizaram actividades de evangelização pacíficas. Suas atividades se concentravam no estabelecimento e funcionamento das chamadas reduções. Nas povoações situadas no meio dos trópicos inacessíveis, promoveram um sistema político baseado no trabalho coletivo e na distribuição equitativa da riqueza. Os monges também se interessaram pela erva-mate. Apreciando as suas propriedades benéficas, introduziram numerosas melhorias na técnica de cultivo. Isto permitiu-lhes aumentar a produção e, consequentemente, exportar os excedentes de erva-mate para outras províncias. A fama da bebida espalhou-se rapidamente entre os conquistadores. A popularidade da Ilex paraguariensis cresceu de forma constante, enraizando-se gradualmente na cultura local. Durante o período de lutas pela independência, no início do século XIX, a erva-mate tornou-se um símbolo da identidade nacional dos países emergentes. Isso se expressa, por exemplo, no arquétipo do gaúcho, central na tradição argentina. A figura do nómada amante da liberdade, pastor de gado das fronteiras do sul do país, ainda hoje é retratada com um recipiente inseparável cheio de erva-mate vivificante.
Erva-mate. Uma parte integrante da vida latina
A erva-mate é parte integrante da identidade e da vida quotidiana dos latino-americanos até aos dias de hoje. Não é de admirar que haja tantas plantações na área relativamente estreita onde a planta é encontrada. O seu número atinge atualmente vários milhares. De acordo com as estatísticas, o líder no consumo de chá mate é o Uruguai. O consumo anual de erva-mate per capita é de quase 9 quilos! Logo atrás vem a Argentina, com cerca de 6,5 quilos por pessoa, por ano. O pódio é completado pelo Paraguai, com cerca de 2,5 quilos por pessoa. Os brasileiros também apreciam a erva-mate, mas ela não é popular em todo o país. A produção de mate está concentrada em quatro províncias do sul do Brasil - Paraná, Rio Grande, Santa Catarina e, pelo menos, no Mato Grosso do Sul. O norte do país foi dominado pela produção de café, e muitas pessoas nas regiões do norte nem sequer sabem o que é erva-mate. Não é de se admirar, portanto, que os empresários de lá se concentrem na venda da matéria-prima para o exterior. Há muitos anos que o Brasil, de mãos dadas com a Argentina, é líder mundial na exportação de erva-mate. Logo atrás vem o Paraguai. E para onde é que o mate é mais frequentemente enviado? No topo da lista, temos o Uruguai e os países do Médio Oriente: Síria e Líbano. A Espanha é o líder europeu das importações, devido ao grande número de imigrantes latinos que aí vivem. Segue-se a Alemanha, a França e a Polónia. Estes países registam o maior crescimento nas vendas de erva-mate. Admitimos imodestamente que isso também se deve à nossa loja on-line. Sem dúvida, alguns de vocês descobriram a erva-mate através de nós!
Como é que a erva-mate funciona?
A crescente popularidade da erva-mate fora do seu continente de origem deve-se às suas inúmeras propriedades benéficas. O produto seco é caracterizado por uma alta concentração de cafeína, semelhante à encontrada no café. Uma série de ingredientes adicionais também são importantes. O consumo de erva-mate fornece ao organismo um conjunto de vitaminas e, entre outros, riboflavina, crómio, potássio e zinco. A infusão estimula o trabalho dos músculos e do coração, apoia o metabolismo, aumenta o desempenho intelectual e elimina a fadiga. O enorme teor de antioxidantes traduz-se, por sua vez, na estimulação dos mecanismos de defesa do sistema imunitário. Quem bebe erva-mate adoece com menos frequência. A erva-mate é também por vezes utilizada como estimulante natural para os desportistas. A infusão dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação, aumentando assim o desempenho do corpo durante o esforço físico. Estudos realizados nos últimos anos sugerem que a erva-mate pode ter um efeito inibitório no desenvolvimento da doença de Alzheimer. Além disso, os investigadores vêem uma possível correlação entre o consumo de erva-mate e o abrandamento da digestão da glicose. Isto indicaria um efeito positivo das infusões na luta contra a diabetes.

Erva-mate. Mais saudável que o café
Como mencionamos acima, a erva-mate tem um teor de cafeína semelhante ao café. Ao mesmo tempo, mais e mais bebedores de café mudaram para a infusão de mate nos últimos anos. Qual é a razão para este fenómeno? As autoridades médicas não têm dúvidas: a erva-mate é simplesmente mais saudável! A cafeína que contém é absorvida mais lentamente, mas de forma mais equilibrada. Isso se traduz em um efeito estimulante menos intenso, mas mais estável e duradouro. Isto elimina a consequência desagradável de beber café sob a forma de uma súbita explosão de energia e a subsequente sensação de fraqueza. Também tem a ver com a riqueza mineral e nutricional da erva-mate. A planta contém mais ingredientes que são valiosos para a saúde e fáceis de assimilar pelo corpo. Não é de admirar que aqueles que experimentaram a erva-mate raramente voltem ao "pretinho".
Erva-mate para perda de peso
Entre as vantagens indiscutíveis da erva-mate está o facto de a infusão ajudar a perder peso. O seu consumo regular apoia o metabolismo e tem um efeito estimulante nos processos metabólicos do nosso corpo. Para além disso, a infusão "engana" o corpo para que este se sinta saciado. Ao beber chá mate, será certamente mais fácil negarmo-nos a comer doces e outros petiscos que engordam. Para apoiar um tratamento de perda de peso, vale a pena interessar-se pelos produtos de erva-mate dedicados especificamente à perda de peso. Esses produtos são designados pelo termo espanhol silueta, que significa "silhueta". Na sua composição, para além da erva-mate, podemos encontrar uma composição de ervas que apoiam o metabolismo. Os clientes da nossa loja online optam mais frequentemente por Guarani Silueta, Verde Mate Green Silueta e Regulase.
Qual é o sabor da erva-mate?
"Qual é o sabor da erva-mate?" Esta é a pergunta feita por pessoas que pretendem experimentar o mate pela primeira vez. Será que o seu sabor lhes agrada, ou será demasiado amargo e intenso? O poder e o amargor são os mais associados a ela, mas a verdade é que não há duas erve-mate iguais. Cada espécie e marca tem um sabor diferente, influenciado por uma série de factores diferentes. O primeiro deles é o método de processamento. A erva-mate tradicional é seca com fumo num torrador especial. Como resultado, a bebida tem um sabor intenso e ligeiramente amargo, que pode parecer demasiado forte para os mateiros principiantes. A situação é diferente com a erva-mate verde. O ar quente é utilizado no processamento deste tipo de mate. O produto seco mantém a sua cor fresca e herbácea e o seu sabor suave e orgânico. É justamente a erva-mate verde que é recomendada para o início de uma aventura mateira. Outro ponto é a presença de aditivos. A erva-mate combina bem com ervas e frutas, que moderam o sabor intenso e introduzem notas interessantes e originais. A grande maioria das marcas conhecidas oferece produtos ricos em diversos ingredientes.
Como melhorar o sabor da erva-mate?
Se achou o sabor do mate demasiado intenso quando o experimentou pela primeira vez, nada perdido! Existem muitas alternativas. Pode, por exemplo, mudar para erva-mate mais delicada, rotulada como suave (a palavra significa "suave" em espanhol) ou erva-mate com aditivos. Não é necessário comprar misturas prontas. Se já se decidiu por um mate clássico sem aditivos, mas este é demasiado amargo para si, pode adicionar-lhe pedaços de fruta ou ervas secas e frescas. A erva-mate é a base perfeita para experiências culinárias! O sabor amargo e intenso do mate também pode ser atenuado com a adição de adoçantes - mel, estévia, açúcar ou seus substitutos mais saudáveis, como xilitol ou eritritol. Outra questão importante é a quantidade de produto seco. As porções recomendadas pelos fabricantes podem ser excessivas para quem está a começar a beber erva-mate. Não é pecado deitar uma colher de chá de folhas secas no copo de erva-mate para começar, em vez de 1/4 do volume do recipiente, como é normalmente recomendado. Também é importante ficar de olho na temperatura da água com a qual a erva-mate é derramada. A temperatura ideal da água é entre 70-80°C. A água demasiado quente pode escaldar as folhas de azevinho, tornando a infusão muito amarga, enquanto a água mais fria fará com que a erva-mate tenha um sabor mais suave, mas também libertará as suas propriedades mais facilmente.
Erva-mate. Como começar?
Para provar a erva-mate, precisamos, antes de tudo, do próprio produto seco. É bastante pulverulenta, pelo que se produzem muitas borras quando entra em contacto com a água. Para remediar isso, é necessário um tubo de filtragem com uma peneira - a bombilla. Um recipiente especial - cabaça de erva-mate - feito de cerâmica, fruta de cabaça oca (também chamada de calabaza) ou madeira (geralmente palo santo) também é útil. Na nossa loja online de erva-mate encontrará tudo o que precisa para saborear a sua bebida. Se está a começar com a erva-mate, é melhor comprar um kit de iniciação com um conjunto de acessórios. Se você quiser saber mais sobre a erva-mate, não deixe de conferir as postagens do nosso blog:
- A erva-mate em poucas palavras. Confira nosso guia para iniciantes!
- Preparando chá de erva-mate. Um guia para iniciantes
- Erva-mate - com que frequência podemos beber? Há alguma contraindicação?
Fonte de informação:
- Wikipédia: Erva-mate, Mate.
- C. I. Heck, E. G. De Mejia, Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations, Journal of Food Science, 2007.
- A. Gawron-Gzella, J. Chanaj-Kaczmarek, J. Cielecka-Piontek, Yerba Mate-A Long but Current History, Nutrients, 2021.
- P. M. Bortoli et al., Ilex paraguariensis: Potencial antioxidante na toxicidade do alumínio, em um modelo experimental da doença de Alzheimer, Journal of Inorganic Biochemistry, 2017.
- A. Alkhatib et al., Functional Foods and Lifestyle Approaches for Diabetes Prevention and Management, Nutrients, 2017.
- B. Sarriá et al., A erva-mate pode prevenir o diabetes de acordo com um estudo cruzado, randomizado e controlado em humanos, Proceedings of The Nutrition Society, 2020.
- statista.com.
- oec.world.