Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Muira puama - árvore da potência

2023-12-20
Muira puama - árvore da potência

Muira puama - uma árvore discreta com um nome intrigante. É adornada com flores brancas que fazem lembrar o perfume do jasmim. Poder-se-ia pensar que seria adequada para um arbusto ornamental no jardim. Os índios da América do Sul, no entanto, encontraram um uso completamente diferente para esta planta. A partir da sua casca e raiz secas, faziam uma infusão saudável - uma "cura" para muitas doenças.

Resumo:

  1. Muira puama - uma árvore amazónica cheia de vigor
  2. Muira puama - um afrodisíaco natural indiano
  3. O que é que a muira puama tem que a torna tão apetecível?
  4. Muira puama - outras propriedades
  5. Muira puama - funciona mesmo? Pesquisa
  6. Como consumir muira puama? Após quanto tempo é que funciona?
  7. O uso de muira puama pode ter efeitos secundários?
  8. Erva-mate com adição de muira puama? Nós dizemos que sim!

Muira puama - uma árvore da Amazónia cheia de vigor

O nome "muira puama" refere-se, de facto, a mais do que uma planta. São árvores ou arbustos discretos e não muito altos, pertencentes a um género, Ptychopetalum, e à família das plantas serpentinas - Olacaceae em latim. Crescem na floresta tropical da América do Sul, numa área que se estende entre três rios - o Amazonas, o Rio Negro e o Orinoco. Encontram-se principalmente no Brasil, na Guiana e no Suriname. São também chamadas pelos habitantes locais de marapuama, muirapuama ou mirantã, que em tradução livre significa "árvore da potência". Este nome não é por acaso, pois a muira puama tornou-se famosa no mundo sul-americano pelas suas propriedades muito interessantes, sobre as quais lerá um pouco mais daqui a pouco. Voltemos ao que é a planta. As árvores designadas pelo termo muira puama atingem cerca de 5 metros de altura. Têm folhas curtas, de cor mais clara na parte superior e castanha escura na parte inferior. Florescem com pequenas flores, agrupadas em inflorescências. Os índios que viviam na região amazónica utilizavam praticamente todas as partes da planta - folhas, caules, raízes e casca - na medicina tradicional. Atualmente, na medicina natural, utiliza-se sobretudo a casca e as raízes.

Muira puama - um afrodisíaco natural indiano

A planta é utilizada na medicina popular há muitos séculos. A muira puama ganhou particular popularidade entre os indianos pelas suas propriedades afrodisíacas. Acreditavam que a planta tinha um efeito salutar na libido, curava a frigidez feminina e melhorava o desempenho sexual masculino. A raiz e a casca eram utilizadas pelos xamãs locais para fazer infusões para curar a impotência. As propriedades milagrosas da planta foram descobertas pelos colonizadores europeus que migraram para a América do Sul. Trouxeram também a muira puama para o Velho Continente. Era particularmente popular na Grã-Bretanha, onde foi incluída na Farmacopeia Britânica. Ainda hoje está presente nas listas da British Herbal Society. Entre outras coisas, é aí indicada como um dos remédios para a disenteria e a impotência. Na Europa, tem sido utilizada para tratar a infertilidade, as dores musculares e os distúrbios menstruais. A muira puama também chegou aos Estados Unidos. É aí utilizada em áreas semelhantes às da Europa e está ainda a ganhar popularidade.

O que é que se encontra na muira puama que a torna tão apelativa?

A raiz e a casca da planta são ricas em ácidos gordos, óleos essenciais e esteróis vegetais. A muira puama contém lupeol, que tem efeitos anti-sépticos e anti-inflamatórios. Foi também descoberto um novo alcaloide, que não se encontra em mais lado nenhum fora da planta, que foi designado por muirapuanina. Pensa-se que a muira puama deve os seus efeitos afrodisíacos ao beta-sitosterol que contém. Além disso, a planta contém ácido de café, cânfora, cumarina, teobromina e ácido vanílico.

Muira puama

Muira puama - outras propriedades

Acontece que a planta, que é rica em fitoquímicos, não só tem um excelente efeito na esfera sexual, mas também encontra muitos outros usos abrangentes. Os índios utilizam-na há séculos para tratar doenças neuromusculares, reumatismo, constipações, problemas de circulação e digestivos. Era utilizado como remédio para a doença de beribéri, ou deficiência de vitamina B1. Uma decocção das raízes era adicionada aos banhos e utilizada em massagens. Uma infusão da casca e da raiz não era apenas consumida como bebida, mas também utilizada como tónico. Dizia-se que a muira puama prevenia a calvície. Acreditava-se que a planta tinha um efeito analgésico, ajudava a regular a tensão arterial, tinha um efeito positivo no humor e reduzia a sensação de stress. Embora não contenha cafeína, acredita-se que melhora o desempenho físico do corpo - acrescentando energia e compensando a sensação de fadiga. Também melhora o raciocínio e aumenta a concentração, o que é benéfico para a aprendizagem.

Muira puama - funciona mesmo? Investigação

Já na década de 1920, a planta tornou-se objeto de investigação científica. Os cientistas perguntavam-se de onde vinham as propriedades invulgares da muira puama e tentaram estudar os seus efeitos em profundidade. Embora até hoje muitos dos seus efeitos ainda sejam um mistério para nós, ao longo dos anos os investigadores conseguiram estabelecer alguns factos sobre a planta. Em 1930, a muira puama foi descrita num livro intitulado "Notas Sobre Plantas Brasilerias" pelo cientista brasileiro Meiro Penna. Aí, ele citava as experiências que o Dr. Rebourgeon tinha realizado em França - supostamente sobre a eficácia da planta no tratamento da impotência e de distúrbios digestivos. As descobertas também continuaram depois da guerra, especialmente nos anos 60 e 80, e os resultados da investigação podem surpreendê-lo. No Instituto de Investigação Sexual de Paris, o Dr. Jacques Waynberg realizou experiências com muira puama e os resultados foram surpreendentes. Um estudo envolveu 262 pacientes que sofriam de falta de desejo e de falta de ereção. Cerca de 62% dos sujeitos experimentaram um aumento da libido após apenas duas semanas de consumo da planta, e 51% dos pacientes notaram uma melhoria acentuada. Um outro estudo recolheu uma amostra de 100 pacientes com disfunções sexuais. Cada um deles tomou 1,5 gramas do extrato da planta todos os dias. Desta vez, a experiência durou mais tempo. Após a sua conclusão, até 66% dos participantes relataram um aumento da frequência das relações sexuais. Num grupo de 46 participantes que se queixavam de uma total falta de desejo, 70% dos sujeitos notaram um aumento da libido. A Muira puama foi mais eficaz na ausência de problemas psicossomáticos. Entre 26 participantes com "fraqueza sexual", a muira puama eliminou a fraqueza em todos eles, mostrando uma eficácia de 100%. O relatório final concluiu que a muira puama ajudou a aumentar a libido em 85% dos participantes do estudo. Ao longo dos anos, a planta foi também estudada relativamente a outras propriedades. Verificou-se que o extrato de muira puama tem um efeito benéfico no sistema nervoso central, apresentando efeitos adaptogénicos, anti-stress e anti-fadiga. Segundo os relatos, a muira puama reduz o stress, relaxa, regula o sistema endócrino, melhora a memória, baixa a tensão arterial e tem um efeito analgésico.

Como consumir a muira puama? Após quanto tempo actua?

É interessante notar que a muira puama não reage melhor com água, mas sim com álcool. É no álcool que ela liberta as suas propriedades de forma mais eficaz. Assim, se quiser tirar o máximo partido dos benefícios desta planta sul-americana, a melhor forma de consumo é uma tintura. A tintura pode ser preparada deitando 20-25% de álcool sobre a casca e as raízes. Deixar o conjunto num local escuro durante vários dias, agitando e mexendo diariamente. Passado este tempo, coar a tintura. Se for demasiado amarga, pode ser adoçada a gosto. Uma boa maneira de desfrutares das propriedades milagrosas da muira puama é também fazeres uma infusão. Ferve a decocção durante cerca de 15 minutos. Uma colher de chá de casca ou raiz de muira puama esmagada é suficiente para um copo de água (250 mililitros). Uma vez arrefecida, a decocção restante pode ser coada. A infusão de muira puama tem uma cor amarela suave e um sabor agradável, ligeiramente adstringente.

Muira puama

A utilização da muira puama pode ter efeitos secundários?

Uma planta milagrosa? Pode funcionar de forma diferente em cada pessoa, mas devido às suas propriedades valiosas, vale a pena experimentar. Até à data, os estudos não revelaram efeitos secundários da muira puama, mas a gravidez, a amamentação e a hipersensibilidade à planta são indicadas como contra-indicações à sua utilização. É importante utilizá-la com sensatez e moderação. Se tiveres um problema de saúde grave, é aconselhável consultares primeiro o teu médico. A dosagem da tintura de muira puama é de 2 a 3 colheres de chá por dia, no máximo. Quanto à infusão, não se deve beber mais de 1-2 copos por dia. Algumas pessoas perguntam-se quando é que a tintura ou infusão de raízes ou casca de muira puama deve ser usada - de manhã ou à noite? Na verdade, é indiferente, embora seja importante lembrar que tem um efeito estimulante. Embora não contenha cafeína, a planta pode atuar como um estimulante, pelo que bebê-la antes de se deitar nem sempre é uma boa ideia.

Erva-mate com adição de muira puama? Nós dizemos que sim!

A muira puama, juntamente com outras plantas maravilhosas da América do Sul com utilizações versáteis, está a tornar-se cada vez mais popular. Embora liberte as suas propriedades de forma mais eficaz quando interage com o álcool e menos quando é servida como infusão, também funciona bem como complemento do chá ou da erva-mate. Tem um sabor ligeiramente picante e herbáceo que combina perfeitamente com o sabor vegetal do Ilex paraguariensis. Funciona particularmente bem em composições funcionais concebidas para ter um efeito afrodisíaco. É frequentemente associada a outra planta com grande potencial. A catuaba e a muira puama funcionam perfeitamente em conjunto e podem ser encontradas nos chás-mate brasileiros Verde Mate Green La Potente e Katuava, bem como no Yaguar Amore. Altamente recomendado!


Fonte de informação:

  1. Wikipedia: Ptychopetalum.
  2. rain-tree.com.
  3. tropical.theferns.info.
  4. P. Martinez, Muira Puama, Micronutrición, 2016.

Recomendado

Taragui Energia 500g

Taragui Energia 500g

8,47 € incl. IVA/1unid.(16,94 € / kg incl. IVA)
Verde Mate Green Limón 0,5 kg

Verde Mate Green Limón 0,5 kg

6,97 € incl. IVA/1unid.(13,94 € / kg incl. IVA)
Verde Mate Green Frutos Tropicales 0,5 kg

Verde Mate Green Frutos Tropicales 0,5 kg

6,97 € incl. IVA/1unid.(13,94 € / kg incl. IVA)
Yaguar Guarana Energia 0,5kg

Yaguar Guarana Energia 0,5kg

8,47 € incl. IVA/1unid.(16,94 € / kg incl. IVA)
pixel