Guayusa vs. erva-mate - o que escolher?

Não sem razão, a guayusa é muitas vezes referida como prima da erva-mate. Elas têm muito em comum, mas também há algumas diferenças. Se quiser saber mais sobre a erva-mate e a guayusa - o que é, quais são as semelhanças e diferenças entre elas, qual é a melhor - encorajamo-lo a ler o artigo!
Resumo:
- Guayusa e erva-mate - duas irmãs da América do Sul
- O que é que a erva-mate e a Ilex guayusa têm em comum? Propriedades estimulantes
- Diferenças entre a erva-mate e a guayusa
- Guayusa versus erva-mate - o que escolher?
Guayusa e erva-mate - duas irmãs da América do Sul
Tanto a erva-mate quanto a guayusa são nativas da América do Sul. A Ilex paraguariensis, da qual a erva-mate é feita, é encontrada naturalmente no Brasil, Paraguai e Argentina, enquanto a Ilex guayusa é nativa do Equador. Embora pertençam à mesma família do azevinho, a erva-mate é muito mais popular em todo o mundo. Isso se deve ao fato de que, durante a Conquista, a erva-mate era o principal produto de exportação do Paraguai, enquanto o Equador comercializava mercadorias que pagavam melhor do que a guayusa, incluindo algodão e bananas. Hoje em dia, a guayusa está a ganhar popularidade no mercado mundial e, para nossa alegria, cada vez mais os nossos clientes a procuram! Guayusa - o que é e como se diferencia da erva-mate? Leia mais!
O que é que a erva-mate e a Ilex guayusa têm em comum? Propriedades estimulantes
Uma das semelhanças mais importantes entre a erva-mate e a guayusa é o potencial estimulante. Ambos os produtos contêm uma grande quantidade de cafeína natural, que é responsável pelo efeito estimulante. Fontes afirmam que a infusão de guayusa contém cerca de 3-4% de cafeína, enquanto a erva-mate contém cerca de 1-1,2% de cafeína. O que estas duas bebidas têm em comum é o facto de, ao contrário do café, não provocarem uma subida brusca da tensão arterial e não darem uma sensação de perda de energia quando o efeito cessa. O efeito estimulante é duradouro. Tanto a erva-mate como a guayusa podem ser substitutos mais saudáveis e igualmente eficazes do café e das bebidas energéticas. Ambas as plantas eram utilizadas pelas tribos indígenas como bebida estimulante antes da caça, das caminhadas diurnas ou das vigílias nocturnas. Na cultura sul-americana, a guayusa é por vezes até chamada de "chá do guarda-noturno". Ambas as plantas faziam parte dos rituais indígenas. Estavam rodeadas de um culto quase religioso e eram uma parte importante da vida e da cultura dos indígenas sul-americanos. O conteúdo nutricional também é semelhante. A erva-mate é uma bebida cheia de substâncias benéficas; é uma excelente fonte de vitaminas A e B, bem como C e E. A erva-mate também fornece muitos elementos que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, como fósforo, magnésio, cálcio, zinco, potássio e outros. A guayusa contém um conjunto semelhante de minerais que tornam a infusão da planta um componente valioso da dieta diária. Ambas as plantas contêm também uma dose sólida de antioxidantes - a sua função é combater os radicais livres, que são responsáveis, entre outras coisas, pelo desenvolvimento de certos tipos de cancro. E qual é a diferença entre a erva-mate e a guayusa?

Diferenças entre erva-mate e guayusa - qual é o sabor e como prepará-las?
Vamos começar com o sabor. Uma caraterística da erva-mate é seu sabor amargo, o que faz com que muitas pessoas não queiram beber uma bebida feita de Ilex paraguariensis desde o início. Neste aspeto, a guayusa é um excelente substituto - devido ao seu menor teor de taninos, as substâncias responsáveis pelo amargor caraterístico, tem um sabor muito mais suave e vegetal. As irmãs sul-americanas também diferem na forma como são fabricadas. Enquanto é importante estar atento à temperatura correcta da água quando se faz uma infusão de erva-mate, isso é muito mais simples com uma infusão de guayusa. Como é que se prepara? Basta deitar o produto seco num recipiente, deitar a água a ferver, esperar alguns minutos e já está! E para tornar a infusão ainda mais fácil, a guayusa pode ser bebida através de uma bombilla, tal como a erva-mate. O que mais as diferencia? Embora as infusões de erva-mate e guayusa fizessem parte dos rituais indígenas, foi atribuída à guayusa outra propriedade mágica - acreditava-se que ajudava a colocar o corpo num estado de sono consciente, o que, por sua vez, facilitava as previsões sobre o futuro.
Vamos resumir o que a erva-mate e a guayusa têm em comum e o que as separa:
Erva-mate | Guayusa | |
---|---|---|
A planta de onde provém | Ilex paraguariensis | Ilex guayusa |
Origem | Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai | Equador e Peru |
Sabor e aroma da bebida | intenso, expressivo, com um amargor percetível | herbáceo, delicado, lembrando um pouco uma infusão de urtiga |
Teor de cafeína por dose de cerveja | cerca de 1-1,2% | cerca de 3-4% |
Teor de vitaminas, minerais e antioxidantes | rico em antioxidantes e contendo vitaminas A, B (B1, B2 e B6), C e E, bem como minerais como potássio, ferro, magnésio, cálcio, zinco, fósforo, silício, entre outros | rica em antioxidantes e minerais, nomeadamente potássio, fósforo, magnésio, sódio, ferro e zinco |
Preparação da infusão | vertida com água a uma temperatura máxima de cerca de 70-80 °C | vertida com água a ferver (100 °C) |
Guayusa versus erva-mate - o que escolher?
Os recém-chegados ao tema das infusões sul-americanas podem ser confrontados com um dilema difícil: o que escolher - erva-mate ou guayusa? Ambas as infusões são óptimas alternativas ao café e às bebidas energéticas pouco saudáveis, para além de serem ricas em ingredientes valiosos para o corpo e, por isso, exibem muito mais propriedades do que a mera estimulação. Certamente, a guayusa é uma boa opção para aqueles que não gostam do carácter intenso da erva-mate ou estão preocupados com o seu sabor amargo. Também é uma boa alternativa para quem gosta do chá mate e o bebe regularmente, mas às vezes quer trocá-lo por algo com um sabor um pouco mais suave. Aconselhamo-lo a experimentar ambas as bebidas - cada uma tem as suas próprias vantagens em termos de sabor e propriedades!
Fonte de informação:
- Wikipédia: Ilex guayusa.
- G. Wise, A. Negrin, Uma revisão crítica da composição e histórico de uso seguro da guayusa: um novo alimento estimulante e antioxidante, Food Science and Nutrition, 2019.
- M. Radice, N. Cossio, L. Scalvenzi, Ilex guayusa: A systematic review of its Traditional Uses, Chemical Constituents, Biological Activities and Biotrade Opportunities, Mol2Net, 2016.
Recomendado
