Erva-mate - com que frequência se pode beber? Há alguma contraindicação?

Perguntam-nos muitas vezes: qual é a dose diária ideal de erva-mate e quanto se pode beber para não exagerar? Existem contra-indicações para o consumo de erva-mate? Infelizmente, não há respostas claras para essas perguntas. Isso ocorre porque existem alguns fatores condicionantes, o mais importante dos quais é a predisposição individual de cada um de nós.
Resumo:
- Erva-mate - cada um bebe da maneira que gosta
- Como funciona a erva-mate e quanta cafeína ela contém?
- Quantas vezes por dia posso beber erva-mate?
- Contra-indicações. Quem não deve beber erva-mate?
Erva-mate - cada um bebe do jeito que gosta
A erva-mate, como chá ou café, tem esse atributo que pode ser bebido de um milhão de maneiras e todo mundo bebe da maneira que gosta - de acordo com suas próprias preferências e gostos. Esta é a sua grande vantagem e desvantagem ao mesmo tempo. Por um lado, a Ilex paraguariensis é uma excelente base para composições de erva-mate. Combina bem com aditivos - ervas, frutas e aromas, fornecendo um material grato para experimentar uma variedade de sabores. Os produtores de erva-mate tentam inventar novas e originais fusões, mas também podemos deixar a nossa imaginação correr solta na nossa própria cozinha e descobrir novas combinações. Podemos também fazer experiências com a temperatura e o tempo de infusão, utilizar um líquido diferente em vez de água ou verter uma porção de chá seco vezes sem conta, descobrindo novos sabores a cada adição. Por outro lado, esta diversidade torna a erva-mate difícil de testar e definir com parâmetros específicos. É impossível medir com exatidão o teor de cafeína, vitaminas ou minerais de uma porção da bebida, saber exatamente quanto deitar ou durante quanto tempo deixar o mate em infusão e a que temperatura exacta. Não podemos responder com precisão à pergunta: quanta erva-mate pode ser consumida ao máximo? No entanto, podemos tentar determinar com uma grande aproximação a porção recomendada de erva-mate, esclarecer qual é a dosagem correta e considerar com que frequência você pode beber erva-mate.
Como funciona a erva-mate e quanta cafeína ela contém?
Para aqueles que são novos no mundo da erva-mate - um pequeno lembrete. A erva-mate é uma infusão feita a partir de Ilex paraguariensis, uma planta que se encontra naturalmente na América do Sul, no Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. Os primeiros descobridores das propriedades da planta foram os índios Guarani, que notaram que uma infusão feita a partir dela adicionava energia, estimulava o corpo e melhorava a concentração. Os índios ainda não sabiam, mas centenas de anos depois, os cientistas descobriram que existe cafeína na erva-mate, chamada por alguns de mateína, que está por trás do efeito estimulante do chá mate. Devido a uma variedade de factores (tipo e quantidade de produto seco utilizado, método de produção, tempo e temperatura de infusão), é impossível determinar com exatidão a quantidade de cafeína existente na erva-mate, mas fontes científicas afirmam que existem aproximadamente 70-650 miligramas de cafeína numa dose da bebida - isto é menos do que no café e mais do que no chá verde. Os cientistas também provaram que a erva-mate é uma fonte rica e 100% natural de muitas vitaminas, minerais, polifenóis e outros compostos que são ótimos para o funcionamento de todo o corpo humano. No entanto, vamos concentrar-nos na cafeína. O aumento de energia que ela proporciona é particularmente bem-vindo pela manhã ou quando a mente está a trabalhar arduamente, mas será que existem efeitos secundários associados a ela? O consumo frequente de infusão de erva-mate é seguro e é possível ter uma overdose de erva-mate?

Quantas vezes por dia posso beber erva-mate?
Como mencionamos na introdução, o corpo de todos pode reagir de maneira diferente à cafeína e, portanto, tolerá-la em concentrações mais altas ou mais baixas. Cada um de nós é diferente. Algumas pessoas sentem-se imediatamente estimuladas, outras não sentem nada com a mesma quantidade, e outras sentem-se sonolentas após uma pequena dose de cafeína. Os efeitos da cafeína estimulante são influenciados por factores como o peso corporal, a saúde, a alimentação ou mesmo a hora do dia. Além disso, mesmo se você for um viciado em erva-mate, há um limite para o que você pode beber e, como diz o velho ditado, muito é suficiente. Embora a erva-mate, além da cafeína, contenha uma série de vitaminas e minerais e não liberte magnésio como o café, lembre-se de que uma overdose também pode ter consequências indesejáveis. Que quantidade de erva-mate pode ser bebida para que o impulso natural não seja interrompido por um agravamento da sensação de bem-estar? Quanto deitar e quanta água adicionar? De acordo com publicações científicas, a dose ideal é entre 1/4 e 3/4 de uma chávena e, mais precisamente, cerca de 30 gramas de erva-mate seca por dia. As pessoas que são novas na erva-mate serão mais susceptíveis aos seus efeitos. Mesmo que até agora tenham suplementado com cafeína bebendo café ou bebidas energéticas. A dose ideal para iniciantes, em nossa opinião, não será de 30 gramas, mas de 15 gramas de erva-mate - uma colher grande, de preferência servida o mais tardar ao meio-dia. Dependendo do tipo e da qualidade do mate, você pode, é claro, se deliciar com algumas recargas de água. A erva-mate leva um tempo relativamente longo para libertar as suas propriedades. Descartar os grãos após um derramamento será um desperdício absoluto! Para um mateiro experiente, 2-3 recargas não devem ser incomuns. É claro que a moderação é sempre necessária. Não se force a beber a bebida a todo o custo e sem considerar as possíveis consequências. Afinal, tudo é para as pessoas, mas nas quantidades certas!
Contra-indicações. Quem não deve beber erva-mate?
Como é sabido, os produtos com cafeína não são adequados para todos. A cafeína em quantidades controladas traz os benefícios desejados por muitos, mas em concentrações demasiado elevadas pode causar efeitos secundários desagradáveis, como tremores nas mãos, palpitações, hiperatividade ou insónia. As mulheres grávidas devem evitar a erva-mate. Em geral, também não deve ser administrada a crianças. E quanto às pessoas que sofrem de hipertensão? Aqui, recomenda-se cautela. No entanto, isso não significa que elas tenham que abandonar completamente a bebida. De acordo com a maioria dos médicos, os picos de tensão arterial são causados principalmente pelo fornecimento súbito de demasiada cafeína. Se o nosso corpo está habituado a ela, a erva-mate não deve causar qualquer dano. No entanto, consideramos uma necessidade absoluta consultar um médico!
Fonte de informação: