Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Tipos e sabores da erva-mate

2023-06-14
Tipos e sabores da erva-mate

Elaborada, despalhada, saborizada, tostada e outras... Aparentemente uma erva-mate, mas existem milhões de versões. Quais são as diferenças entre os vários tipos de erva-mate e o que significam os termos exóticos das embalagens? Qual é o sabor da erva-mate do Brasil e qual é o sabor da erva-mate do Paraguai? Quais são os melhores sabores de erva-mate? Vamos explicar!

Resumo:

  1. Despalhada ou elaborada?
  2. Diferentes sabores de erva-mate - o que se encontra num pacote?
  3. Diferentes tipos de erva-mate, dependendo do método de produção
  4. Cada país tem uma erva-mate diferente

Despalhada ou elaborada?

O mercado da erva-mate é enorme. Isso é evidenciado, por exemplo, pela ampla gama de produtos oferecidos em nossa loja, onde você pode encontrar produtos de algumas das marcas mais conhecidas, bem como de nichos mais específicos. Estão constantemente a ser criadas novas marcas e designs, com novas ideias e novas abordagens ao tema. Embora cada produto seja ligeiramente diferente um do outro, todos têm uma coisa em comum - a base é um produto seco que provém de uma única planta, a Ilex paraguariensis. Dependendo do método de produção, do país de origem ou dos aditivos que complementam o produto puro e seco na embalagem, existem muitos tipos de erva-mate, que, em termos mais simples, podem ser divididos em despalada e elaborada. A diferença reside na relação entre o número de folhas e o número de paus na embalagem. A erva-mate despalada contém 90% de folhas e um máximo de 10% de paus, enquanto a elaborada pode conter até 35% de paus. Estes limites são definidos com precisão pela organização argentina INYM - o Instituto Nacional da Erva-Mate. Porque é que isto é tão importante? Folhas e galhos aparentemente insignificantes diferem no seu conteúdo de cafeína. Enquanto as folhas contêm bastante cafeína, os galhos são praticamente desprovidos dela, razão pela qual são considerados mais como um "enchimento" e o mate com muitos galhos é considerado como tendo um efeito mais fraco. Uma erva-mate que é completamente desprovida de galhos é chamada de sin palo, enquanto um produto seco com uma alta proporção de galhos é chamado de con palo.

Diferentes sabores de erva-mate - o que se encontra num pacote?

As folhas e os galhos são uma coisa só. Em alguns tipos de erva-mate também se encontra pó. Algumas pessoas dizem que é no pó que está o verdadeiro poder. O pó da erva-mate é considerado mais intenso em sabor e aroma e mais poderoso em seus efeitos. O pó dá à bebida um sabor distinto e forte. A erva-mate com muito pó é típica do Paraguai, enquanto os produtos que contêm pouco ou quase nenhum pó são por vezes rotulados com a palavra "con bajo contenido de polvo" na embalagem.

Verde Mate Green Frutos Tropicales

Aditivos

A erva-mate, apesar de seu sabor intenso, que geralmente tem um amargor caraterístico, combina bem com uma variedade de aditivos, de preferência naturais, assim como o próprio mate. Ervas, frutas em todas as suas formas, flores comestíveis ou especiarias que podem ser encontradas na cozinha diariamente combinam perfeitamente com ela. Os aditivos suavizam um pouco o sabor da erva-mate, criando composições únicas, cheias de sabor e aroma, que atraem e incentivam a experimentá-la. A erva-mate aromatizada, enriquecida com aditivos, é geralmente rotulada como compuesta (em espanhol) ou composto (em português), que significa "composição, mistura". Quase todas as marcas de erva-mate oferecem composições enriquecidas com aditivos, para além dos produtos clássicos. A mais popular e considerada por muitos como a melhor combinação suave de sabores de erva-mate é a "menta limon", uma mistura de hortelã e limão. Outro sabor igualmente popular e um dos melhores sabores de chá-mate é a combinação com o estimulante guaraná. Muitos produtores superam-se uns aos outros na invenção de combinações de sabores originais. Duas marcas brasileiras - Verde Mate Verde e Yaguar - lideram o caminho entre os chás de erva-mate aromatizados na nossa loja, e os nossos sabores de erva-mate mais recomendados são: Verde Mate Verde Frutos Tropicales, Verde Mate Verde Más IQ, Yaguar Energía Guaraná e Yaguar Frutas Dulces.

Aromas

Ninguém gosta de cores ou sabores artificiais. Temos tendência a associá-los a alimentos pouco saudáveis. Sabendo que eles estão no produto que queremos comprar, procuramos alternativas - livres de aromas e cores. Infelizmente, é muito frequente encontrá-los no nosso quotidiano. Além dos aditivos de frutas ou ervas, os produtores de erva-mate também adicionam extractos de frutas, óleos ou aromas aos seus produtos, e o mate aromatizado é referido pela palavra espanhola saborizada. Infelizmente, os fabricantes raramente fornecem informações sobre o conteúdo exato dos aromatizantes. Para evitar comprar erva-mate com sabores artificiais, preste atenção às descrições. Se encontrar a palavra "aroma" ou a frase "aroma idêntico ao natural", deve pensar duas vezes antes de comprar esse produto. Isso significa que ele tem aromas artificiais. Esses tipos de erva-mate têm aromas muito intensos. A erva-mate que tem muitas frutas ou ervas em sua composição, mas é desprovida de aromas artificiais, não é tão intensa em cheiro ou sabor.

Verde Mate Green Menta Limon

Diferentes tipos de erva-mate, dependendo do método de produção

Os diferentes sabores da erva-mate são influenciados não apenas pelos aditivos que entram no pacote junto com o produto seco, mas também pelo método de produção da própria erva-mate. Tradicionalmente, a erva-mate é seca com o fumo de uma lareira e temperada durante vários meses, o que resulta num sabor intenso e distinto com notas de fumo. Exemplos são a erva-mate do Paraguai (por exemplo, a erva-mate Pajarito) ou da Argentina (por exemplo, a erva-mate Rio Paraná). Esta intensidade não é do agrado de todos, razão pela qual alguns produtores se afastaram da tradição e introduziram algumas melhorias na sua produção, permitindo que as folhas de Ilex paraguariensis sejam secas com ar quente em vez de fumo. Essa erva-mate seca recebe a notação sin humo, ou em espanhol, "sem fumo", na embalagem. Um dos melhores tipos de erva-mate seca ao ar é a Soul Mate orgânica do Brasil, e uma variação enriquecida com a adição de guayusa - Soul Mate Orgânica Guayusa - agradou particularmente ao nosso paladar. Entre os produtos de algumas marcas, também se pode encontrar um certo tipo invulgar de erva-mate, com a adição de tostada - trata-se de erva "assada". As folhas verdes da Ilex paraguariensis tornam-se castanhas escuras quando torradas e a erva-mate adquire notas de sabor completamente novas. A tostada faz lembrar o café de cereais ou o cacau e sabe ainda melhor quando é embebida em leite em vez de água. Pessoalmente, recomendamos a Verde Mate Verde Dulcessa enriquecida com a adição de chocolate, flocos de coco e amêndoas. Delicioso!

Cada país tem uma erva-mate diferente

O último fator que influencia a diversidade de sabores da erva-mate é o país de origem. Embora todos os habitantes dos "países da erva-mate" bebam a mesma coisa - uma infusão feita a partir das folhas de Ilex paraguariensis - cada tipo de erva-mate, dependendo da sua origem, difere ligeiramente.

Erva-mate argentina

A Argentina é o líder na produção e exportação de erva-mate. O país é o lar de alguns dos maiores produtores de erva-mate que fizeram um nome para si mesmos em todo o mundo. A erva-mate argentina típica é caracterizada por uma quantidade relativamente baixa de pó e conteúdo de pau - até cerca de 30%. Na maioria das vezes, é produzida usando o método tradicional, por meio de uma breve exposição às chamas de uma fogueira. Por vezes, é fumada adicionalmente e é normalmente sujeita a um longo envelhecimento.

Argentinian yerba mate

Erva-mate brasileira

Logo atrás da Argentina, no ranking de produção e exportação, está o Brasil. É o maior país da América do Sul e caracteriza-se por uma grande diversidade. Curiosamente, a erva-mate é popular praticamente apenas no sul do país. No norte do Brasil, o café é o rei. Tão diverso quanto o Brasil é, também são diversas as preferências dos bebedores de mate brasileiros, e é por isso que vários tipos de erva-mate surgiram aqui. O mais popular é o chimarrão, que é a erva-mate moída num pó fino, semelhante a uma farinha. No processamento desse tipo de mate, o processo de envelhecimento é omitido, de modo que o produto seco mantém sua cor verde suculenta. O sabor e o cheiro fazem lembrar a erva fresca de um prado primaveril. Se for seco com o fumo da fogueira, tem ainda notas ligeiramente fumadas. Faz muito calor no Brasil, por isso os brasileiros adoram beber erva-mate fria - com água gelada ou cubos de gelo. A versão fresca e refrescante da erva-mate é chamada de tereré. Este é também o nome do tipo de chá-mate brasileiro, que é preparado durante a produção de forma a ter um ótimo sabor frio. Há um outro tipo de chá-mate do Brasil que tem sido particularmente apreciado pelos europeus amantes da bebida - o mate verde. Tal como o chimarrão, a fase de envelhecimento é omitida na sua produção, de modo a que o produto seco mantenha a sua cor verde exuberante, e a secagem ao ar em vez de fumo contribui para um sabor muito suave. No entanto, o que entra no pacote não é o pó fino, mas as folhas de corte médio, geralmente sem palitos.

Brazilian yerba mate

Erva-mate paraguaia

No Paraguai, como no Brasil, a versão fria da erva-mate é a mais preferida. Quando mergulhado em água gelada, o produto seco liberta as suas propriedades valiosas tão bem como na água quente, mas isso acontece um pouco mais lentamente e o sabor é um pouco menos intenso. É por isso que a erva-mate paraguaia é forte e expressiva - produzida de acordo com a tradição, ou seja, secando no fogo e usando fumo. Também costumam ser muito poeirentas, o que contribui ainda mais para a sua intensidade.

Paraguayan yerba mate

Erva-mate uruguaia

Embora a Ilex paraguariensis também cresça no Uruguai, a erva-mate não é produzida neste país por razões económicas e comerciais. Apesar disso, os uruguaios adoram a bebida verde dos índios guaranis! A grande maioria dos produtos disponíveis no mercado uruguaio de erva-mate vem do Brasil, mas o tipo de mate "uruguaio-brasileiro" é muito diferente daquele bebido no país do samba. A erva-mate uruguaia tem um sabor mais intenso, com uma sensação de amargor, mas não tão intenso quanto o da variedade paraguaia. Além das folhas, o pacote contém galhos e uma boa quantidade de pó.

Uruguayan yerba mate

Os tipos de erva-mate são abundantes. Cada um certamente encontrará algo para si. A melhor maneira de descobrir os seus efeitos surpreendentes é experimentá-los por si mesmo. É difícil descrever o seu sabor, aroma e efeitos extraordinários. Para encontrares o teu gosto, é uma boa ideia experimentares diferentes versões. Do mais suave ao mais forte. Do saboroso ao empoeirado. Desfruta!


Fonte de informação:

  1. Wikipédia: Erva-mate.
  2. oec.world.

Recomendado

Kurupi Clasica 0,5kg

Kurupi Clasica 0,5kg

6,77 € incl. IVA/1unid.(13,54 € / kg incl. IVA)
Pajarito Elaborada Con Palo Tradicional 0,5kg

Pajarito Elaborada Con Palo Tradicional 0,5kg

6,07 € incl. IVA/1unid.(12,14 € / kg incl. IVA)
Rosamonte Elaborada Con Palo Tradicional 0,5kg

Rosamonte Elaborada Con Palo Tradicional 0,5kg

6,07 € incl. IVA/1unid.(12,14 € / kg incl. IVA)
Selecta Silueta 0,5kg

Selecta Silueta 0,5kg

5,97 € incl. IVA/1unid.(11,94 € / kg incl. IVA)
Taragui Naranja de Oriente 0,5kg

Taragui Naranja de Oriente 0,5kg

8,77 € incl. IVA/1unid.(17,54 € / kg incl. IVA)
Verde Mate Green Limón 0,5 kg

Verde Mate Green Limón 0,5 kg

6,97 € incl. IVA/1unid.(13,94 € / kg incl. IVA)
pixel