Tipos de erva-mate - o que bebem os verdadeiros apreciadores de erva-mate?

A erva-mate é muito popular no sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Os métodos de consumo e os tipos de mate geralmente diferem entre essas regiões. Gostaria de saber mais sobre ela? Continue a ler!
- Algumas palavras sobre os diferentes tipos de erva-mate
- Brasil. Ouro verde do coração da floresta amazónica
- Argentina. O maior produtor de erva-mate
- Paraguai. O berço da erva-mate?
- Uruguai. Os maiores amantes da erva-mate vivem aqui
Algumas palavras sobre os diferentes tipos de erva-mate
Embora os cidadãos de cada "país-mate" bebam uma infusão feita da mesma planta, Ilex paraguariensis, é possível sentir claramente a diferença nos tipos de erva-mate provenientes de diferentes países. Por exemplo, o chá mate originário do Brasil tende a ser mais suave e mais "amigável" para os principiantes, enquanto o mate paraguaio está associado a uma forte estimulação e a um sabor amargo e fumado. Quais são exatamente as diferenças entre os diferentes tipos de erva-mate?
Brasil. Ouro verde do coração da floresta amazónica
O Brasil é o maior e mais populoso país da América do Sul e é um país muito interessante em termos da sua cultura de consumo de erva-mate. Destaca-se entre outros "países da erva-mate" já na sua própria nomenclatura. A língua oficial do Brasil é o português, e é por isso que a erva-mate é referida aqui como "erva-mate". Em português, "erva" significa "erva". A bebida verde e estimulante feita a partir das folhas de Ilex paraguariensis enquadra-se perfeitamente na cultura e tradição brasileiras. Além disso, o verde é uma das duas cores nacionais (a outra é o amarelo). O verde simboliza também a extensa floresta amazónica do Brasil, onde a Ilex paraguariensis cresce em estado selvagem. Depois da Argentina, o Brasil é um dos maiores produtores de erva-mate. As plantações produzem mais de 500.000 toneladas de mate seco todos os anos. Curiosamente, o chá mate só é bebido no sul do país. No norte, o café lidera a produção e a popularidade, e as pessoas desta parte do país muitas vezes nem sabem o que é a erva-mate. No entanto, para os "sulistas", a bebida verde e estimulante é uma parte importante da sua identidade. Tão importante que vários tipos de erva-mate foram desenvolvidos por lá:
- O mais caraterístico entre os tipos de mate é o chimarrão. É uma erva-mate empoeirada, finamente moída, de cor verde brilhante. É geralmente seca com ar quente e não envelhecida, o que contribui para a sua tonalidade verde caraterística, aroma fresco, semelhante ao da erva cortada, e sabor ligeiramente doce. Os brasileiros bebem o chimarrão num recipiente, chamado "cuia", que se caracteriza por paredes grossas e um colarinho largo. Devido à textura muito fina do chimarrão, os brasileiros também usam uma bombilha especial com um filtro grande, plano e redondo, a que chamam "bomba".
- Erva-mate verde - tal como o chimarrão, é seca com ar quente e não é envelhecida, permitindo que as folhas de Ilex paraguariensis mantenham a sua cor verde vibrante. A erva-mate verde, no entanto, não é moída em pó fino - cada pacote vem com pedaços de folhas cortadas grosseiramente, sem pó e praticamente sem galhos. O facto de não se passar a fase de envelhecimento também afecta o sabor do chá mate, que se torna mais suave, sem qualquer amargor percetível. Isso, por sua vez, torna a erva-mate verde muito adequada para os iniciantes.
- Aerva-mate "uruguaia" é o maior fenômeno entre os tipos brasileiros de mate. É produzida no Brasil, mas vai inteiramente para o mercado uruguaio. Por que isso acontece? Discutiremos isso mais adiante no artigo!

Argentina. O maior produtor de erva-mate
A Argentina é o maior produtor de erva-mate, com as plantações mais populares localizadas no nordeste do país - na província de Misiones. Os argentinos preferem beber a sua bebida favorita numa pequena cabaça. Acrescentam-lhe açúcar, casca de limão ou de laranja. Depois de deitarem água sobre as folhas, bebem imediatamente o mate com gosto. É frequente terem à mão uma garrafa térmica com água quente para encherem a cabaça. Bebem o chá mate em companhia - com amigos ou familiares. Beber erva-mate em conjunto evoluiu para um ritual em que os participantes bebem mate de um recipiente, passando-o de mão em mão. Qual é o seu tipo de mate preferido? É o mate seco ao fogo e por vezes fumado, que contém ramos, folhas de corte médio e pó. Os galhos suavizam o sabor, enquanto o pó aumenta a intensidade no início da preparação.
Paraguai. O berço da erva-mate
Muitas pessoas acreditam que a erva-mate veio originalmente do Paraguai. É aqui que vive a maior percentagem de índios Guarani, que foram os primeiros a descobrir as propriedades da Ilex paraguariensis. A sua tradição e cultura ainda estão vivas na mente dos paraguaios modernos. A língua guarani tem estatuto oficial a par do espanhol. Guarani é também o nome da moeda utilizada no Paraguai. Por fim, o elemento paraguaio está presente no próprio nome da planta Ilex paraguariensis. A verdade é que os índios guaranis habitavam uma vasta área que incluía um pouco de cada um dos quatro países que conhecemos hoje. Portanto, pode-se dizer que cada um desses países é um pouco a terra natal da erva-mate. A maioria dos paraguaios gosta de preparar seu mate frio - é chamado de "tereré". Acrescentam limão ou lima à cuia, depois água gelada ou sumo fresco e bebem a bebida assim preparada de um só gole. Para encher a cabaça, têm à mão uma garrafa térmica grande, geralmente uma guampa com um formato especial. O tipo de mate é semelhante ao apreciado pelos argentinos - com folhas, paus e pó, mas as características distintivas do sabor do mate argentino e do mate paraguaio são diferentes. A variedade paraguaia é considerada a mais forte de todos os tipos de erva-mate.
Uruguai. Os maiores amantes da erva-mate vivem aqui
Enquanto a Argentina produz a maior quantidade de erva-mate, o Uruguai tem o maior consumo per capita dessa bebida, apesar do fato de que, devido ao fraco histórico econômico e comercial, a erva-mate quase nunca é produzida lá. A grande maioria da erva-mate consumida pelos uruguaios vem do Brasil. Mais de metade da população do país prefere o mate muito forte. Eles usam cabaças maiores - geralmente aquelas feitas com a parte superior da cabaça, chamada porongo - e deixam a infusão fermentar por mais tempo antes de beber. De que tipo de mate é que eles gostam? Os que têm folhas cortadas muito finamente, sem paus e com uma quantidade significativa de pó. A marca mais popular no Uruguai é a Canarias.
Fonte de informação:
- Wikipédia: Mate.
- Estatísticas: oec.world, statista.com.