Teor de cafeína na erva-mate - o que estimula mais?

Do lado de fora da janela, há um outono sombrio ou uma manhã fria de inverno e, consequentemente, uma falta de energia e de vontade de sair da cama. O que é que se pode fazer? Onde é que se vai buscar a energia? Bem, temos algumas formas testadas e comprovadas. Pode beber erva-mate e ficar com energia durante todo o dia. Ou pode estimular-se com chá, café ou bebidas energéticas. O que é que todos eles têm em comum? A cafeína!
Resumo:
- Cafeína - o que é?
- Cafeína, matheine ou theine? O que há na erva-mate?
- Qual a quantidade de cafeína na erva-mate?
- Efeito estimulante da erva-mate
- Erva-mate vs café e outras bebidas com cafeína. Quem é o vencedor?
- A cafeína não é tudo!
Cafeína - o que é?
As pessoas consomem cafeína há séculos, que tem várias fontes naturais. Segundo a lenda, o chá, que dá energia, foi descoberto por volta de 3000 a.C. por um imperador chinês. Os grãos de cacau foram utilizados pelos Maias já em 600 a.C. O café foi descoberto no século IX d.C. na Etiópia. Os índios Guarani descobriram as propriedades estimulantes do Ilex paraguariensis e do guaraná que cresciam na América do Sul há séculos. Na altura, ninguém sabia que o efeito estimulante se devia à cafeína contida nestas plantas, que só foi isolada dos grãos de café em 1819 pelo químico alemão Friedrich Ferdinand Runge. A investigação sobre a cafeína foi lançada a todo o vapor e, menos de 20 anos mais tarde, os cientistas descobriram que a mesma substância existia no chá. No final do século XIX, foi também detectada no cacau. O café e o chá tornaram-se populares em todo o mundo, ganhando cada vez mais reconhecimento. Surgiram cafés em todas as grandes e respeitáveis cidades. Neles era possível encontrar-se, conversar, ler o jornal e beber bebidas quentes e estimulantes.
Como é que a cafeína funciona?
A cafeína é um alcaloide com a fórmula química C8H10N4O2. É uma substância psicoactiva, o que significa que tem um efeito direto no funcionamento do cérebro. Estimula a mente e todo o corpo, dando energia e compensando a sensação de fadiga, melhora a concentração, aguça os sentidos e melhora o humor. O seu efeito está relacionado com a interferência na ação da adenosina, a substância indutora do sono produzida naturalmente pelo organismo. Os seus efeitos são particularmente desejáveis para as pessoas que necessitam de uma grande dose de energia e que precisam de estar concentradas durante longos períodos de tempo. Quase toda a gente bebe uma chávena de café ou de chá de manhã para despertar e tornar o espírito mais sóbrio. As pessoas que trabalham à noite para se livrarem da sensação de sonolência ou os trabalhadores de escritório ou especialistas em TI, cujo trabalho exige uma concentração particularmente intensa, optam por bebidas com cafeína. A cafeína numa quantidade equilibrada e razoável é uma cura para a perda de energia. A sobredosagem pode ter consequências desagradáveis.
Cafeína, Mateína ou Teína? O que há na erva-mate?
A cafeína tem muitas fontes. A mais comum é o café em grão, mas também pode ser encontrada no chá, cacau, guaraná e em algumas espécies de azevinho. A cafeína também está presente na erva-mate. Dependendo da fonte, algumas pessoas chamam a substância estimulante de teína, guaranina ou mateína. A verdade é que se trata de uma única e mesma cafeína, e seus efeitos variam ligeiramente devido a outras substâncias encontradas nas plantas junto com a cafeína. E onde é que ela é mais abundante?

Qual a quantidade de cafeína presente na erva-mate?
A cafeína é mais frequentemente consumida em infusões ou bebidas estimulantes. A intensidade da cafeína depende do tipo e da quantidade de café, chá ou erva-mate seca derramada. A quantidade de cafeína depende também do tempo de infusão, por vezes da temperatura da água ou da relação entre a água e o produto, o que resulta na diluição da substância principal. Quando calculada a média, a bebida tem um aspeto interessante, e são dados exemplos a seguir:
- caféexpresso: cerca de 1691-2254 mg de cafeína por litro
- café coado: cerca de 550-850 mg de cafeína por litro
- café percolado: cerca de 386-652 mg de cafeína por litro
- bebidas energéticas: cerca de 320 mg de cafeína por litro
- chá: cerca de 100-450 mg de cafeína por litro
- refrigerantes: cerca de 96-185 mg de cafeína por litro
Erva-mate e outras bebidas estimulantes - teor de cafeína em miligramas (mg) por litro:
Comparativamente, a erva-mate tem um teor de cafeína de cerca de 358 mg por litro, o que é menos do que o café e um pouco mais do que a média das bebidas energéticas.
Efeito estimulante da erva-mate
Como já observamos, há menos cafeína na erva-mate do que no café, mas ela estimula melhor e por mais tempo. Então, por que o efeito forte e duradouro da erva-mate é classificado por muitos como mais alto que o estímulo do café? Referindo-se a um ditado bem conhecido, o homem não pode "dormir" apenas com cafeína. Existem muitas substâncias na erva-mate, além das encontradas no café, que fazem a cafeína (ou mateína, dependendo da abordagem) funcionar de uma maneira um pouco diferente, melhor e mais eficaz. Além da cafeína, a erva-mate contém antioxidantes, riboflavina, ácido pantoténico, crómio, potássio, vitaminas do complexo B, zinco e vitamina C. A quantidade de cafeína na erva-mate fica em segundo plano. A sua envolvência e o equilíbrio correto dos ingredientes passam para primeiro plano. Além da cafeína, outras xantinas - teofilina e teobromina - também estão presentes na infusão de erva-mate. Tal como a cafeína, pertencem ao grupo dos alcalóides, ou compostos orgânicos básicos com azoto. Têm também em comum o facto de ambas as substâncias apresentarem propriedades energéticas. É certo que as xantinas não estimulam tão fortemente como a cafeína. No entanto, o seu efeito estimulante não pode ser negado. Têm um efeito relaxante - ao dilatarem os vasos sanguíneos, baixam a tensão arterial. Alguns produtores de erva-mate fazem questão de destacar a presença de xantinas em seus produtos. É o que faz, por exemplo, a famosa empresa argentina Las Marías com o seu carro-chefe Taragui Energia. Segundo consta no seu sítio Web, o azevinho de que é feito é colhido no verão, no pico do desenvolvimento da planta. É nesta altura que contém níveis particularmente elevados de xantinas, até 30% mais do que quando é colhido noutras estações.
Erva-mate vs café e outras bebidas com cafeína. Quem é o vencedor?
A erva-mate dura mais tempo e seus efeitos são mais estáveis e equilibrados, em comparação com o café. Enquanto há uma "descida" repentina e uma queda acentuada de energia cerca de 4 horas depois de beber café, o efeito estimulante da erva-mate diminui suave e gradualmente e o corpo não sente esse choque. Além disso, o café liberta magnésio e nutrientes. O chá é mais saudável do que o café, mas tem um efeito limitado e mais fraco - não é uma fonte suficiente de cafeína para as pessoas que precisam de uma dose decente de energia. As populares bebidas com gás, embora contenham cafeína, têm pouco efeito estimulante e muitos edulcorantes. Mesmo as versões light ainda contêm muitas substâncias artificiais. As bebidas energéticas, cada vez mais populares, quando consumidas durante longos períodos de tempo, sobrecarregam o organismo e não são saudáveis. Enquanto cada uma dessas bebidas tem suas próprias desvantagens, a erva-mate só tem pontos positivos. Ela tem um efeito benéfico em todo o corpo. Não só estimula, mas também melhora o funcionamento do sistema digestivo, melhora o processo metabólico, remove substâncias nocivas do corpo, e alguns até atribuem sua influência na perda de peso.
A cafeína não é tudo!
Está à procura de uma bebida eficaz e natural para lhe dar energia para o dia? Experimente a erva-mate! No início, pode parecer um pouco amarga, demasiado intensa, mas rapidamente se habituará ao seu sabor. Garantimos que não se vai arrepender. A quantidade de cafeína contida na erva-mate é suficiente e não excessiva. Além disso, junto com ela, você fornecerá ao seu corpo o que ele precisa - o poder das vitaminas e minerais. Sem envenenar lentamente seu corpo com adoçantes, conservantes e outras substâncias artificiais. Mais uma vez, verifica-se que a melhor escolha é o que é natural. Escolha a erva-mate e dê um impulso a si próprio!
Fonte de informação:
- Wikipédia: Cafeína, Erva-mate.
- C.I. Heck, E.G. de Mejia, Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): a comprehensive review on chemistry, health implications, and technological considerations, w: J Food Sci.
- taragui.com