Qual é a temperatura ideal para preparar a erva-mate?

Embora a maneira de preparar a erva-mate pareça complicada para muitas pessoas, na realidade é suficiente lembrar apenas algumas regras simples. Explicamos qual é a temperatura ideal para preparar a erva-mate e porque é tão importante. Se quiser aprender a preparar o chá mate corretamente, leia o nosso artigo!
Resumo:
- Erva-mate - a bebida do poder dos índios Guarani
- Porque não deitar água a ferver sobre a erva?
- Qual é a temperatura ideal da água para preparar a erva-mate?
- Como verificar com precisão a temperatura da água para a erva-mate? Acessórios úteis
- Como usar um termómetro para preparar a erva-mate?
- Erva-mate na versão fria!
Erva-mate - a bebida do poder dos índios guaranis
Vamos começar pelo início. A erva-mate é uma infusão feita de Ilex paraguariensis, uma planta que em seu habitat natural é encontrada na América do Sul, na fronteira da Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai. Historicamente, essas áreas eram habitadas pelos índios Guarani, que foram os primeiros a descobrir as propriedades milagrosas da erva-mate. Há centenas de anos, os índios Guarani notaram que as folhas da planta lhes davam energia, aumentavam a concentração e reduziam a sensação de fome. Naquela época, os índios simplesmente mastigavam as folhas cruas da erva-mate. Mais tarde, começaram a fazer uma infusão com as folhas secas e trituradas. A erva-mate era um segredo, e apenas os índios conheciam as propriedades milagrosas da planta divina. Isso foi até a chegada dos jesuítas à América do Sul. Eles conheceram a vida e a cultura dos índios e ficaram fascinados com a sua bebida favorita. Os jesuítas trouxeram a erva-mate para a Europa, graças à qual começou lentamente a ganhar popularidade - embora o caminho não tenha sido fácil. Atualmente, cada vez mais pessoas em todo o mundo conhecem esta bebida maravilhosa. Preparar e beber a erva-mate é um ritual mágico. Para isso, são necessários utensílios especiais: cabaça - o recipiente onde o chá mate é preparado, e bombilla - a palhinha através da qual se bebe a bebida. Antes de a água ser despejada no recipiente, há uma série de passos que tornam o consumo da erva-mate mais fácil e agradável. São importantes: a quantidade do produto seco, a forma como é colocado na cuia de mate e a temperatura da água que é vertida sobre a erva-mate. Pode parecer complicado à primeira vista, mas ao mergulhar um pouco mais fundo neste mundo mágico, rapidamente se apanha o jeito.
Porque não deitar água a ferver sobre a erva?
Por vezes, as pessoas que não estão familiarizadas com a erva-mate confundem-na com chá. A erva-mate não é um chá. Embora tenham muitas semelhanças, a principal diferença é que ambas as infusões são derivadas de duas plantas completamente diferentes. O facto, porém, é que a erva-mate seca se assemelha um pouco ao chá ou a outras misturas de ervas na sua forma. Estas são normalmente vertidas sobre água a ferver. A sua preparação é trivial: basta ferver água, colocar uma saqueta de chá ou ervas numa chávena, deitar a água a ferver ainda a borbulhar e esperar alguns minutos para fazer a infusão. Tudo isto demora literalmente alguns minutos. A semelhança com o chá sugere uma forma semelhante de preparar a erva-mate. No entanto, nada poderia estar mais longe da verdade. No caso das infusões de erva-mate, a questão não é tão simples - a água não deve estar demasiado quente, e deitar água fresca a ferver sobre a erva-mate seca não é de todo uma opção! Também não pode estar demasiado fria. Então, qual é a temperatura ideal para preparar o chá mate e porque é que é tão importante? Afinal de contas, é a temperatura da água que determina as propriedades da bebida, bem como o seu sabor.
Qual é a temperatura ideal da água para preparar a erva-mate?
A temperatura correcta da água para preparar a erva-mate é uma das regras mais importantes para preparar esta bebida rica em cafeína, vitaminas e minerais. Ao preparar a erva-mate, não é necessário usar um recipiente especial ou fazer um monte. Também pode usar uma máquina de chá normal e não usar uma bombilla. No entanto, a temperatura de infusão da erva-mate deve estar sempre correcta. O mate derramado sobre água a ferver ou água que arrefeceu demasiado será intragável e não libertará as suas propriedades. Portanto, se você quiser beber erva-mate de forma a tirar o melhor proveito dela, precisa prepará-la corretamente. A temperatura ideal da água a ser derramada sobre a erva-mate é de cerca de 70-80 °C. Temperaturas mais altas farão com que as folhas "escaldem" e o teor de cafeína da bebida será reduzido, o que é uma má notícia para as pessoas que bebem erva-mate principalmente pelas suas propriedades estimulantes. Além disso, a água fervente faz com que a bebida adquira um sabor excessivamente amargo, o que muitas vezes incomoda até mesmo os bebedores avançados de erva-mate. A água demasiado fria, por outro lado, torna a infusão fraca - não estimula tanto quanto deveria e não liberta totalmente as suas qualidades de sabor e aroma. A água demasiado quente ou demasiado fria pode estragar o sabor até da melhor erva-mate!

Como verificar com exatidão a temperatura da água para a erva-mate? Acessórios úteis
Sentir a temperatura certa da água para derramar erva-mate seca pode não ser tão fácil quanto parece. Especialmente no início da aventura com o chá mate. O mate mal preparado, demasiado amargo e demasiado fraco, pode afastar as pessoas que estão a encontrar o sabor pela primeira vez. Então, como preparar a erva-mate corretamente? Como é que se pode verificar a quantos graus está a água? Pode fazê-lo "pelo tato", esperando cerca de 4-10 minutos depois de ferver a água para a deixar arrefecer até à temperatura certa. O tempo depende do material da chaleira ou do recipiente em que a água será vertida para arrefecer. E qual é o método para verificar com precisão a temperatura da água para a erva-mate? Para poder controlar com precisão a temperatura da água, pode apoiar-se num termómetro analógico especial ou numa chaleira com um termómetro incorporado. Essas não são ferramentas essenciais para a preparação da erva-mate e você pode facilmente fazê-lo sem elas, mas esses acessórios são certamente úteis, especialmente para aqueles que estão apenas começando sua aventura com a erva-mate!
Como usar um termômetro para preparar a erva-mate?
Como ler a temperatura da água num termómetro? É fácil! Um termómetro - seja analógico ou incorporado numa chaleira - consiste num mostrador no qual está marcada a gama de temperaturas (geralmente de 0 a 100 °C) e um ponteiro. Um termómetro analógico tem uma agulha comprida, geralmente escondida num estojo prático. Além disso, o estojo tem frequentemente um clipe, que facilita a colocação do termómetro num jarro alto, por exemplo. Cada tipo de termómetro é muito sensível, pelo que mede a temperatura com grande precisão. Basta colocar a agulha de um termómetro analógico (depois de retirar a caixa) em água a ferver ou em lume brando e esperar que o ponteiro indique a temperatura desejada. No caso de uma chaleira com um termómetro integrado, as coisas são ainda mais simples - basta desligar a chaleira no momento adequado ou esperar que a água no seu interior arrefeça até à temperatura ideal. Um termómetro para verificar a temperatura da água para a preparação da erva-mate é um gadget que facilita muito a entrada no mundo da erva-mate! Além disso, não é apenas útil para preparar chá mate ou outras bebidas, mas também para cozinhar. Pode ser usado para medir a temperatura de um bolo ou assado, por exemplo.
Erva-mate na versão fria!
Como mencionámos, a temperatura ideal da água para a erva-mate é de cerca de 70-80 °C. No entanto, ao comprar um produto específico, vale a pena prestar atenção às recomendações de qualquer fabricante - acontece que alguns tipos de erva-mate precisam ser fabricados de maneira diferente. Por exemplo, alguns produtos são concebidos exclusivamente para a preparação de tereré - erva-mate fria. A versão fria do mate é particularmente apreciada pelos paraguaios para beber, devido ao clima quente e às altas temperaturas encontradas no Paraguai. Neste caso, quanto mais fria a água, melhor. Pode até verter uma porção de erva-mate seca sobre água ou sumo com a adição de cubos de gelo! Uma bebida preparada desta forma fornecerá o estimulante perfeito, refrescante e certamente trará alívio nos dias quentes. A erva-mate do tipo tereré também pode conter aditivos de ervas ou cítricos para aumentar ainda mais a sensação de frescura.
Fonte de informação:
- Wikipédia: Erva-mate.
- B. Kruszewski et al, Influência dos parâmetros de fermentação no teor de cafeína em infusões de erva-mate, 2012.