O que é a erva-mate verde e quais são as diferenças entre a variedade tradicional?

A erva-mate verde tem reinado suprema no mercado europeu de erva-mate há já algum tempo. Erva-mate verde - o que é? Quais são as suas características e o que a tornou tão bem sucedida? Em que é que difere da variedade tradicional? Respondemos a estas e muitas outras perguntas no artigo de hoje.
Resumo:
- Como a erva-mate é feita tradicionalmente?
- Como os brasileiros bebem a erva-mate?
- Erva-mate verde - método de produção brasileiro
- Erva-mate verde - propriedades. Verde, aromática, rica em cafeína e outros compostos valiosos
- Erva-mate verde suculenta - para quem?
- Verde Mate Verde - o mais vendido entre as variedades verdes de erva-mate
Como é feita a erva-mate tradicionalmente?
As diferenças entre as variedades de erva-mate verde e clássica têm a ver principalmente com a maneira como a matéria-prima é seca. Como provavelmente sabe, a secagem tradicional baseia-se na colocação breve de Ilex paraguariensis sobre uma lareira especial. Como resultado, a erva-mate perde humidade e absorve as notas secas. Embora todo o processo dure apenas alguns segundos, tem um impacto considerável no sabor e no aroma. Além disso, o mate produzido tradicionalmente é frequentemente fumado, o que também tem um impacto significativo no sabor e nas qualidades aromáticas do produto seco. Após a secagem, as folhas e os ramos de Ilex paraguariesnsis são submetidos a um processo de condimentação. Algumas ervas-mate são temperadas por até dois anos! Durante este tempo, desenvolvem intensidade de sabor e aroma. Uma infusão à base de folhas processadas tradicionalmente é caracterizada pelo seu amargor e acentos fumados. É assim que a grande maioria da erva-mate do Paraguai e da Argentina é feita.

Como é que os brasileiros bebem erva-mate?
O Brasil é famoso por seu amor pela erva-mate. O país, ao lado da Argentina, é o maior produtor de erva-mate do mundo. Em 2019, o país produziu quase 520.000 toneladas de produto seco. Os brasileiros gostam particularmente de beber chimarrão - erva-mate moída em uma farinha verde fina e suculenta. A preparação do "chima" mais popular do Brasil requer um pouco mais de esforço do que fazer uma infusão clássica de erva-mate - é necessário usar muito mais produto seco e organizá-lo adequadamente num recipiente. Também são necessários utensílios ligeiramente diferentes para beber esta variedade de chimarrão. O chimarrão é bebido numa cabaça especial com paredes grossas e um colarinho largo caraterístico. Este tipo de recipiente é chamado de "cuia". Devido à textura muito fina do chimarrão, uma bombilha especial, chamada "bomba", com um filtro mais fino, também deve ser usada para bebê-lo. Também popular no Brasil é a erva-mate feita especificamente para ser bebida numa versão fria - o tereré. Trata-se de uma folha de corte médio, com uma boa quantidade de galhos e uma pequena quantidade de pó. O tipo "uruguaio" de erva-mate, TIPO PU1, também é produzido no Brasil e vai inteiramente para o Uruguai - neste país, devido ao seu fraco contexto económico e empresarial, praticamente não se cultiva o azevinho paraguaio e não se produz erva-mate. A erva-mate "uruguaia" seca consiste em folhas finamente moídas e uma grande quantidade de pó, sem galhos. A planta é seca em uma lareira e geralmente é fumada, embora, devido ao curto tempo de envelhecimento, os acentos esfumaçados não sejam tão perceptíveis na erva-mate uruguaia quanto na variedade paraguaia.
Erva-mate verde - método de produção brasileiro
Com as necessidades do mercado externo em mente, os brasileiros desenvolveram um método especial de processamento de Ilex paraguariensis, combinando seu amor pelo verde suculento e frescor com os clássicos e tradições da erva-mate. Foi assim que a variedade verde da erva-mate foi criada. Em vez da tradicional lareira e do fumeiro, é utilizado ar quente para a secagem. Ao secar o azevinho desta forma, o processo de fermentação é interrompido. Quase imediatamente após a secagem, as folhas de Ilex paraguariensis são embaladas - o processo de envelhecimento é omitido. Como resultado, a erva-mate mantém sua cor verde exuberante e o sabor e aroma vegetal e herbáceo que muitas pessoas associam à erva recém-cortada - muito parecido com o chimarrão. O mate verde, no entanto, não é moído em um pó fino, por isso pode ser fabricado da mesma forma que o mate clássico, em qualquer recipiente e bebido através de praticamente qualquer tipo de bombilla - as folhas cortadas grosseiramente não obstruem o filtro.
Erva-mate verde - propriedades. Verde, aromática, rica em cafeína e outros compostos valiosos
Processada com ar quente em vez de fogo e fumo, a matéria-prima retém todas as qualidades mais valiosas da espécie. A erva-mate verde é rica em clorofila, vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B5 e minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo, zinco e selénio. Tal como a variedade clássica, a erva-mate verde contém antioxidantes. As propriedades também permanecem as mesmas. Aqueles que temem que a erva-mate verde seja mais fraca - nós tranquilizamo-los. Ela tem efeitos idênticos aos do mate clássico. Afinal, é feita exatamente da mesma planta, apenas a forma como é processada difere. A erva-mate verde, tal como a variedade seca ao lume e a seca ao fumo, estimula, melhora a concentração, fortalece o sistema imunitário, apoia o processo metabólico, reduz os níveis de colesterol e retarda o envelhecimento celular. As folhas da erva-mate não fumada e seca ao calor mantêm a sua cor verde suculenta e vibrante. A variedade verde pode ser distinguida a olho nu do mate preparado tradicionalmente. O sabor e o aroma da bebida também são diferentes - a erva-mate verde é muito suave. O amargor caraterístico conhecido das variedades tradicionais do Paraguai ou da Argentina dá lugar a notas frescas e vegetais com um carácter ligeiramente seco. Além disso, estas qualidades fazem com que o mate verde se misture perfeitamente com aditivos naturais.
Erva-mate verde sumarenta - para quem?
Como já mencionámos, a variedade verde da erva-mate caracteriza-se pelo seu carácter suave - tem um sabor delicado e vegetal e um aroma agradável e fresco. É quase totalmente desprovida de amargor e, devido à forma como é produzida, não tem os toques de fumo que desencorajam muitos consumidores de mate inexperientes. Muitas pessoas comparam-no ao chá verde. É, portanto, uma excelente opção para os bebedores de mate principiantes. Permite uma familiarização suave com o sabor do "chá paraguaio" e uma entrada no mundo mágico da erva-mate. Como se mistura bem com aditivos, também é recomendada para quem gosta de composições interessantes e ricas. Não contém pó nem paus, pelo que é certamente do agrado de quem prefere um mate seco constituído praticamente só por folhas.

Verde Mate Verde - o mais vendido entre as variedades verdes de erva-mate
A Verde Mate Verde do Brasil é a erva-mate mais vendida entre as variedades verdes. A gama desta marca de erva-mate mais popular e reconhecida inclui mais de 40 variações, principalmente com a adição de ervas e frutas. A mistura mais popular é a Verde Mate Energía Guaraná - uma dose de energia numa versão suave, com a adição de guaraná estimulante. Para os amantes de sabores frutados, recomendamos o Verde Mate Frutos Tropicais - com a adição de frutos exóticos. Para quem precisa de um estímulo extra - não só energia para trabalhar, mas também um impulso para as células cinzentas - recomendamos a mistura Verde Mate Más IQ, com adição de ginseng e ginkgo biloba. As misturas funcionais, com uma composição especialmente selecionada de ervas aromáticas que apoiam o funcionamento do organismo, como o Verde Mate Silueta ou o Verde Mate Detox, também merecem ser vistas. Uma proposta interessante na oferta da marca brasileira são as variantes "tostada" - erva-mate torrada. Além disso, a erva-mate verde é submetida a um processo de torrefação num forno especialmente concebido para o efeito, o que faz com que a sua cor verde sumarenta se transforme numa cor castanha chocolate e o seu sabor e aroma façam lembrar o café de cereais. Aqui, recomendamos especialmente as variantes Verde Mate Coffee, com adição de café moído, e Verde Mate Carmella - enriquecida com pedaços grandes de lascas de coco e aroma natural de caramelo. Recomendamos beber a erva-mate torrada com leite em vez de água! Seja qual for a versão que escolher, garantimos que está a receber um produto de qualidade superior numa embalagem de 500g.
Fonte de informação:
- Wikipédia: erva-mate.
- Estatísticas: oec.world, statista.com.
- C.I. Heck, E.G. De Mejia, Chá de erva-mate (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations, Journal of Food Science, 2007.