Guaraná - o amigo frutado da erva-mate

São bonitas, saborosas, lendárias, dão um poderoso pontapé e são nativas da América do Sul. O guaraná e a erva-mate são duas plantas maravilhosas. E o caso de amor entre o azevinho e o fruto produz um sabor ainda mais bonito e um impulso ainda mais forte. Muitas marcas de erva-mate oferecem composições com guaraná. Devido aos seus efeitos, está a ser elogiada e está a tornar-se cada vez mais popular. Vamos então conhecer o companheiro do azevinho em mais pormenor.
Resumo:
- O que é o guaraná?
- O guaraná. Um fruto com um aspeto intrigante
- A lenda das origens do guaraná
- Aumento de energia. Efeitos estimulantes do guaraná
- Guaraná - benefícios do fruto misterioso para a saúde
- Qual é o sabor do guaraná e onde o comprar?
- Guaraná - tem efeitos secundários?
- A melhor erva-mate com guaraná
O que é o guaraná?
E o seu nome era... Paullinia!!! Ou melhor, Paullinia guaraná ou Paullinia cupana. Sem surpresa, o nome mais comum é guaraná. A planta ocorre naturalmente no Brasil, nas bacias do Amazonas e do Rio Pará. As suas propriedades foram descobertas pelos índios Sateré-Maué que viviam na região há centenas de anos. Chamavam-lhe waraná, que significa literalmente "fruto como os olhos do povo" ou "olhos dos deuses" na sua língua. O fruto da planta é, de facto, parecido com os olhos humanos. Mais tarde, a tribo indígena Guarani preparou uma bebida amargo-azeda e altamente estimulante a partir das sementes do guaraná raladas até se tornarem um pó fino. Os índios guaranis chamavam o guaraná com a sua própria palavra, "guara-ná". Este é o nome que conhecemos até hoje para a bebida feita a partir das sementes, bem como para a planta inteira. É isso mesmo! O guaraná é mais uma dádiva dos índios guaranis, assim como a erva-mate e a estévia. O guaraná dava força e saúde aos índios. É extremamente valioso!
Guaraná. Um fruto com um aspeto intrigante
E como é que ele se parece? A Paullinia guarana é alta, ou melhor, comprida, podendo atingir até 10 metros. Não trepa para cima, mas envolve-se em árvores e outras plantas ou deita-se no chão. As suas folhas são longas e ovais, com bordos serrilhados. As suas flores brancas, densamente agrupadas, são minúsculas e intensamente perfumadas, mas o mais belo, magnífico e valioso são os seus frutos. Eles são do tamanho de uvas e, como elas, crescem em cachos. Os frutos do guaraná são de cor laranja brilhante ou vermelha e abrem-se, revelando um interior branco e uma semente castanha escura. Quando se olha para o fruto do guaraná, tem-se a sensação de estar a ser observado por uma dúzia de olhos escuros com pálpebras vermelhas. E quais são os efeitos do guaraná? É sobre isso que falaremos mais adiante...

A lenda das origens do guaraná
...mas antes um pouco de fantasia. Muitos acontecimentos e descobertas importantes foram atribuídos pelos povos indígenas da América do Sul a forças místicas e poderes sobrenaturais e divinos. Na cultura tribal, o guaraná era considerado uma planta mágica. Era usado como estimulante ou cura para muitos males. Era chamado de "presente do deus" ou "elixir da juventude". Os frutos abertos, que pareciam olhos observando as pessoas dos arbustos, também despertavam a imaginação dos índios. Segundo a lenda, o guaraná nasceu do corpo de um rapaz, estrangulado por uma cobra na qual um deus maligno havia encarnado. O jovem era adorado por todos os habitantes da aldeia. Tinha um bom coração, era muito prestável e o mais forte de todos os índios. Algumas versões da lenda afirmam mesmo que o rapaz tinha capacidades mágicas - podia falar com os animais e tinha o poder de curar os outros. Um dia, na floresta, longe da aldeia, o jovem foi atacado pelo demónio Jurupari, que tomou a forma de uma cobra. O rapaz morreu, para tristeza de todos. Enquanto os habitantes da tribo choravam e lamentavam a morte do menino, o bom deus Tupã apareceu entre eles. Os índios, instigados por ele, enterraram os olhos do menino morto no fundo da terra. No dia seguinte, uma planta cresceu no local e seu fruto se assemelhava a olhos humanos. O guaraná deu força e energia aos índios e acompanhou-os durante séculos.
Aumento de energia. Efeitos estimulantes do guaraná
Até hoje, os especialistas ainda discutem sobre o que o guaraná realmente estimula. Mas o guaraná dá-nos um verdadeiro impulso. Qual é o efeito do guaraná e de onde ele vem? Há quem diga que a sua força e energia se devem ao facto de conter três vezes mais cafeína do que o café normal. Alguns acreditam que é quatro vezes a dose. Outros acreditam que existe guaranina no guaraná, teína no chá e mateína na erva-mate e que cada uma destas substâncias tem uma estrutura química completamente diferente, pelo que devem ser consideradas como um ingrediente separado e não devem ser equiparadas à cafeína. A verdade é que "mateína", "teína" ou "guaranina" são termos inventados para fins de marketing e o café, o chá, o mate e o guaraná contêm exatamente a mesma cafeína. Para além da cafeína, o fruto do guaraná contém uma abundância de substâncias estimulantes: adenina e colina e mais - catequinas, polifenóis, hipoxantina, saponinas, teofilina, teobromina, amido e óleos essenciais. As sementes, por outro lado, contêm aproximadamente 11% de gordura, fibra e proteína. O guaraná é um superalimento rico em nutrientes.
Guaraná - benefícios do fruto misterioso para a saúde
O guaraná é saudável? Claro que sim! É muito apreciado pelo seu efeito energético - estimula durante muito tempo e não causa dependência. Estudos científicos indicam que o guaraná pode estimular o sistema nervoso, influenciar as capacidades cognitivas e melhorar o humor. Pode também reduzir a fadiga, apoiar a concentração e a memória e aumentar a imunidade. Foram-lhe atribuídas propriedades antioxidantes, anticoagulantes, diuréticas e até afrodisíacas, embora nem todos estes efeitos tenham sido cientificamente comprovados. Há quem acredite que o guaraná, graças à sua influência positiva no metabolismo, pode auxiliar o processo de queima de gordura e, assim, ajudar na perda de peso. Estudos indicam que é uma alternativa potencial para combater a fadiga física e emocional em pacientes com cancro.
Qual é o sabor do guaraná e onde comprar?
O fruto do guaraná tem um sabor amargo e azedo. O seu sabor interessante e refrescante convida-nos a experimentá-lo. O guaraná pode ser comprado em farmácias ou lojas de ervas, em pó. Pode ser transformado numa infusão energizante, deitando água sobre o pó. Também pode ser adicionado a uma infusão de ervas, à erva-mate, ao chá ou ao iogurte. Desta forma, reforça o seu efeito estimulante. O guaraná é também muito utilizado na produção de bebidas energéticas. Pode ser comprado em forma de comprimidos - como suplemento dietético. Também é utilizado como aromatizante em vários pratos, preparações para perda de peso ou suplementos nutricionais desportivos. Até a cerveja de guaraná é produzida com a adição deste fruto. Não é utilizado apenas em géneros alimentícios, mas também em cosméticos. Além disso, o extrato de guaraná tem um efeito reafirmante, pelo que é utilizado em cosméticos destinados a combater a celulite e a adelgaçar a forma do corpo. As propriedades antirrugas e antibacterianas do guaraná são igualmente apreciadas. É uma verdadeira planta milagrosa!
Guaraná - tem efeitos secundários?
Uma vez que o guaraná é tão maravilhoso, existem contra-indicações para a sua utilização? Devido à cafeína e aos efeitos estimulantes que contém, as mulheres grávidas, as mães que amamentam e as crianças não o devem consumir. O guaraná também não deve ser consumido antes de dormir. O consumo excessivo de cafeína pode causar irritabilidade, dores de cabeça e contribuir para insónias e problemas de estômago. A dose máxima diária de guaraná é de aproximadamente 50-75 miligramas. O guaraná aumenta a tensão arterial? Sim, tal como o café ou a erva-mate. Trata-se de um efeito muito ligeiro e se o guaraná, tal como outras fontes de cafeína, for tomado com precaução, a sua utilização não conduz à hipertensão. No entanto, as pessoas que estão lutando com doenças cardíacas devem primeiro consultar seu médico sobre o uso de guaraná.
A melhor erva-mate com guaraná
Devido ao seu carácter herbáceo, a Ilex paraguariensis combina perfeitamente com aditivos como ervas, frutos ou aromas. As combinações mais bem sucedidas são as que apresentam forte contraste. A erva-mate combina perfeitamente com o guaraná azedo e amargo! E que propriedades tem esta combinação? A erva-mate estimula por si só, mas com a adição do guaraná esse efeito é ainda mais forte. Os fabricantes de erva-mate criam frequentemente composições aromatizadas com guaraná adicionado, dedicando-as a pessoas que procuram um estímulo particularmente forte. Especialistas em TI, condutores e estudantes - pessoas que precisam de exercitar a sua mente e estar totalmente concentradas durante longos períodos de tempo. As composições de erva-mate com guaraná também estão disponíveis na nossa loja. Para os bebedores de mate iniciantes, recomendamos a erva-mate verde brasileira da Verde Mate Green - Energia Guaraná. Aqueles que são um pouco mais iniciados no mundo da erva-mate apreciarão a Yaguar Energia Guaraná. Para os apreciadores de erva-mate intensa e fumada, recomendamos os produtos da marca paraguaia - Guarani Energia com Guaraná ou Guarani Energia Cafeína+, com uma dose dupla de guaraná. Para os mais ousados e exigentes, recomendamos uma das mais fortes erva-mate estimulantes do mercado, a paraguaia El Fuego Energia Guaraná. Recomendamos vivamente que testem as composições estimulantes de erva-mate com adição de guaraná!
Fonte de informação: