Formas alternativas de preparar a erva-mate

Quer saber como preparar a erva-mate sem ter uma cuia de mate ou bombilla? Imagine ir de férias e esquecer-se de levar os acessórios necessários consigo. O que fazer? Não se preocupe! Temos algumas maneiras de o ajudar a preparar a erva-mate de uma forma alternativa!
Resumo:
- Preparar e beber erva-mate - alternativas
- Uma chávena ou um copo para a erva-mate. Como se pode preparar a erva-mate numa caneca normal?
- Como é que se bebe erva-mate tradicionalmente?
- Beba erva-mate do jeito que você gosta!
Preparando e bebendo erva-mate - alternativas
Tradicionalmente, a erva-mate é bebida em um recipiente especial. Os mais populares são os feitos de madeira, cerâmica ou cabaça. No entanto, isso não significa que, se você não tiver uma cuia especial, terá que se negar a beber erva-mate! Existem muitas maneiras alternativas de preparar a erva-mate sem a cuia de mate e a bombilla. Pode usar uma chávena normal, um copo, uma prensa francesa ou um bule de chá.
Prensa francesa para erva-mate
A imprensa francesa é uma idéia muito boa para preparar a erva-mate se você não tiver o equipamento certo para fazê-lo. Com este dispositivo, é possível despejar com sucesso muito mais do produto seco do que com um infusor de chá. Idealmente, deve deitar cerca de 1/4 da capacidade do recipiente (assumindo que tem cerca de 1L). Esta é a porção ideal para quem está a começar a sua aventura na erva-mate. A desvantagem deste método é que o chá mate que é vertido desta forma permanece na prensa francesa durante muito tempo (até ao próximo enchimento da chávena). Isso torna-o mais amargo e muito mais forte. Este método e a capacidade da prensa são ideais para duas pessoas. Irá preparar duas porções de erva, que serão vertidas quase imediatamente para as canecas. Se quiser fazer chimarrão só para si, é melhor usar uma prensa francesa mais pequena. Isso evita um longo tempo de fermentação.

Erva-mate num bule
O conceito do bule de chá é muito semelhante ao funcionamento da prensa francesa. Deita-se a quantidade adequada de produto seco e deita-se água a uma temperatura de cerca de 75 °C. É preciso esperar um pouco para que a erva-mate entre em infusão e, em seguida, despejá-la nas canecas. A melhor maneira de o fazer é utilizar um coador, que lhe permitirá filtrar as folhas de erva-mate utilizadas. Lembre-se de não deixar o produto seco no bule durante muito tempo! A erva-mate fermenta constantemente, independentemente da temperatura da água, e torna-se assim mais forte.
Erva-mate em saquetas
O mate em saquetas é a solução mais simples. Não é necessário um coador ou uma prensa francesa - apenas uma chávena. Há quem diga que o mate em saquetas de chá não é o verdadeiro mate. É muito mais fraco do que o clássico chá mate de folhas soltas e muito mais delicado. A preparação deste tipo de erva-mate tem muitas vantagens. Tudo depende das suas expectativas e necessidades.

Uma chávena ou um copo para a erva-mate. Como você pode preparar a erva-mate em uma caneca comum?
Você está apenas começando sua aventura na erva-mate. Comprou o seu primeiro pacote de mate, mas ainda não teve tempo de comprar o equipamento especial. Então, está a perguntar-se se é possível preparar e beber erva num copo normal? Será que é a coisa certa a fazer? A erva-mate não é preparada da mesma forma que o chá, que basta deitar para uma chávena e cobrir com água. As folhas finas e secas colam-se aos dentes e irritam a garganta. Como preparar a erva-mate numa caneca sem se engasgar com as pequenas folhas e galhos da Ilex paraguariensis? É simples! Há várias maneiras de o fazer. Leia o resto do artigo!
Como fazer a infusão de chá-mate numa caneca normal?
Primeira forma. Pode usar qualquer caneca de cerâmica ou vidro para beber erva-mate e um infusor de chá com malhas finas, através das quais as partes mais pequenas das folhas secas de Ilex paraguariensis, paus e pó não passarão. Pode-se colocar o produto seco num infusor de chá do tipo alfinete de segurança, num infusor grande do tipo coador(como este) ou num infusor de chá prático com uma corrente(como este). Cada um destes infusores de chá é suficientemente grande para acomodar a quantidade adequada de ingredientes secos. Coloque a erva seca numa caneca ou num copo. Deita-se água a uma temperatura de aproximadamente 75 °C. É uma boa ideia cobrir a erva-mate durante alguns minutos. Não colocar demasiada erva-mate seca no interior, uma vez que esta inchará quando a água for vertida. Isto pode fazer com que o infusor se abra. Para evitar a formação de pó que não quer na sua bebida, pode passar o mate seco por um coador antes. Durante quanto tempo se deve preparar a erva-mate numa chávena ou copo? Tudo depende da intensidade do chá mate que se pretende beber. Quanto mais tempo a Ilex paraguariensis seca for mergulhada, mais intenso será o sabor da infusão e mais estimulante ela será.
Segunda forma. Se já comprou uma bombilla, pode beber a erva-mate numa chávena normal, tal como o faria com uma cuia especial de mate. Não importa realmente qual recipiente você usa. Como se pode preparar a erva-mate numa caneca desta forma? Coloque uma pequena quantidade de chá mate no fundo da caneca (depende de si a quantidade que colocar, mas recomendamos cerca de 15g para começar - quanto mais colocar, mais forte será o mate), cubra a caneca com a palma da mão, vire-a ao contrário e agite-a suavemente. Desta forma, o pó e as pequenas partes das folhas e dos ramos não irão entupir a bombilha quando beber a infusão. Incline cuidadosamente a caneca de volta à sua posição original e coloque-a num ângulo de 45 graus para que o produto seco "assente" num dos lados da parede da caneca. Verter um pouco de água arrefecida na caneca, a uma temperatura não superior a 80 °C, visando o ponto em que o mate seco expõe o fundo da caneca. A regra mais importante é não deitar água a ferver sobre a erva-mate - isto pode "escaldar" as folhas secas de Ilex paraguariensis, tornando a infusão amarga e muito desagradável. Não faz mal se não tiver um termómetro - basta esperar cerca de 4-10 minutos depois de ferver a água até esta arrefecer. O tempo exato depende do material da panela onde está a ferver a água. Se não quiser esperar, também pode misturar água a ferver com água fria, à temperatura ambiente. Depois de verter o chá mate pela primeira vez, espere até que as folhas secas tenham absorvido a água e depois encha com água até ao fim. Tape a abertura da bombilla com o polegar e coloque-a na chávena. Desta forma, evita-se o seu entupimento. Não mexas a bombilha no copo! Espere alguns minutos (cerca de 5-10 minutos) e está pronto. Pode verter a erva-mate várias vezes até perder o seu sabor e força.

Como se bebe a erva-mate tradicionalmente?
Embora seja possível beber erva-mate numa caneca comum, e não importa realmente o tipo de recipiente que você usa, recomendamos fortemente prepará-lo em uma "caneca" especial para beber chá mate, chamada cabaça de mate. Trata-se de um recipiente arredondado cuja forma caraterística permite que a infusão se mantenha quente durante mais tempo. A palavra "mate" vem da língua dos índios Ketchua. Na sua língua, "mati" significa um recipiente para beber. As cabaças de mate tradicionais são feitas de madeira - as mais populares são as de palo santo ou algarrobo. Outro tipo de cabaça são as cabaças - feitas do fruto seco e oco da cabaça. No Paraguai, a cabaça de erva-mate chamada guampa é usada para beber tereré (uma versão fria da erva-mate) - um recipiente oblongo que é geralmente feito de chifre de bovino. As mais populares, pela sua acessibilidade e facilidade de utilização, são as cabaças feitas de cerâmica - não requerem qualquer preparação especial antes da primeira utilização, podem ser facilmente lavadas, não apodrecem se deixar produtos secos húmidos dentro delas e são relativamente baratas. Na nossa loja encontrará diferentes tipos de cabaças de erva-mate.
Beba erva-mate do jeito que você gosta!
Lembre-se de que você pode beber erva-mate da maneira que quiser. Não existe uma maneira correcta de o fazer ou quaisquer regras rígidas que tenha de seguir. Beber erva-mate em uma caneca comum não mudará seu sabor ou propriedades, nem será menos conveniente, e você não estará cometendo nenhum crime ao fazê-lo. A maioria de nós tem sua própria história de preparar nossa primeira erva-mate. Alguns ainda estão por vir. Às vezes, as condições podem ser bastante desafiadoras, por isso esperamos ter ajudado um pouco. Ou tem outras ideias para a preparação alternativa de erva-mate? Partilhe-as connosco!
Fonte de informação:
Wikipedia.org: Erva-mate.