Cabaça - o que é e como são feitas as cabaças de cabaça?

Todo amante da erva-mate sabe que uma boa cuia de erva-mate é a chave para poder desfrutar confortavelmente de sua bebida favorita. Os pioneiros da erva-mate, não tendo copos de cerâmica, lidavam de forma diferente. Os recipientes eram feitos de cabaça, uma planta parecida com uma abóbora. Por que ela funcionava bem como copo de erva-mate e como eram feitos os recipientes?
Resumo:
- Pera ou abóbora? O que é uma cabaça?
- A cabaça e as suas muitas utilizações
- Da semente à cabaça de cabaça. Como são feitos os copos de erva-mate?
- Diferentes formatos de cabaças de erva-mate
- Qual cabaça de erva-mate escolher?
Pera ou abóbora? O que é uma cabaça?
A cabaça é uma planta trepadeira incluída na família das abóboras(Cucurbitaceae). Originária de África, o seu habitat natural é a zona subtropical, onde prevalece um clima quente e húmido. Atualmente, as suas diferentes variedades podem ser encontradas em praticamente todos os continentes. Em condições naturais, a planta pode atingir até 10 metros de altura. As trepadeiras enrolam-se em árvores, arbustos e até edifícios. Tem folhas grandes e arredondadas e, quando floresce, os seus caules são decorados com flores brancas. O que é mais valioso na cabaça é o seu fruto - quando jovem, é de uma cor verde luxuriante, coberto de penugem fina e assemelha-se à forma de uma pera. Os frutos amadurecem muito rapidamente. Aumentam de volume, a sua cor desvanece-se para um tom castanho-amarelado e a superfície torna-se lisa, perdendo a penugem. A cabaça madura pode ter até 80 centímetros de comprimento e 20 centímetros de largura. Quando secam, o seu exterior transforma-se numa casca espessa e dura, enquanto o interior permanece (quase completamente) oco. Os frutos lenhosos têm uma forma caraterística - são fendidos e arredondados na base e afunilados no topo. Devido à sua forma, a cabaça é também conhecida como cabaça-garrafa ou abóbora.
A planta da cabaça multifacetada
Algumas das variedades de cabaça são comestíveis. Especialmente na cozinha asiática, a cabaça é um ingrediente muito popular em muitos pratos. Graças à casca incrivelmente dura do fruto maduro, a cabaça ganhou muitas utilizações, não só na culinária. As cabaças corretamente preparadas podem ser utilizadas de 1000 maneiras diferentes! Pode servir como instrumento musical - a casca grande e oca funciona bem como caixa de ressonância. As cabaças mais pequenas e secas, por outro lado, servem como chocalhos quando cheias de sementes. Em África e na América do Sul, os povos indígenas utilizavam a cabaça para uso quotidiano, como tigelas, pratos e recipientes para água, mas também para jarros e caixões decorativos. As cabaças são utilizadas para fazer bongos - cachimbos de água e cachimbos mais pequenos para fumar tabaco. As grandes cabaças decoradas com vidro colorido transparente são também utilizadas para criar abajures decorativos - um elemento de design caraterístico de uma popular cadeia de restaurantes com uma criatura mística egípcia no seu nome, que assume a forma de um leão com cabeça humana. E, o mais importante para nós, mateiros, as cabaças são usadas para fazer copos de erva-mate.

Da semente à cabaça de cabaça. Como são feitos os copos de erva-mate?
Cultivar cabaça não é a coisa mais fácil de fazer - é uma planta bastante temperamental que às vezes dá muitos frutos e às vezes não dá nenhum. Ela gosta de calor, muito sol e uma boa dose de água. Os frutos maduros da cabaça têm a forma de uma pera grande e alongada. São de cor verde clara ou ligeiramente amarela e têm uma pele dura. Após a colheita, os frutos amadurecem finalmente num local quente e arejado durante cerca de duas semanas. São secos inteiros - quando cortados, podem enrugar-se e perder a sua forma. Durante o processo de secagem, a parte exterior torna-se castanha e o fruto inteiro fica leve como uma pena. Quando a cabaça está completamente seca, o tratamento consiste em retirar o interior - os restos da polpa e das sementes. A cabaça assim preparada tem sido utilizada como recipiente para água, alimentos e, graças à sua forma específica, como copo para a erva-mate. Graças ao bordo superior ligeiramente afunilado, é possível fazer um monte de erva-mate seca na cabaça. As abóboras também são usadas para fazer instrumentos - algumas tribos usaram o fruto desta planta para fazer, por exemplo, a marimba guatemalteca ou o guiro cubano. Um facto interessante: a cabaça pode até ser cultivada em casa e as sementes podem ser facilmente adquiridas em qualquer loja de jardinagem.
Diferentes formas de cabaças de erva-mate
A cabaça era usada como recipiente para beber erva-mate há centenas de anos pelos índios guaranis, que habitavam os países que conhecemos hoje: Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai. A casca dura e lenhosa do fruto era bastante resistente, retinha bem a água e era muito leve. Até hoje, os mateiros desses países ainda fazem questão de usar esses recipientes naturais. Dependendo da parte do fruto de que é feita a cabaça de mate, distinguem-se diferentes tipos. A forma mais popular é a chamada "cabaça argentina", que também pode ser facilmente encontrada aqui. É feita a partir da parte inferior de pequenos frutos, que têm a forma de pera. A parte superior do fruto maior, que tem uma constrição caraterística, é usada para fazer vasos chamados cuia e porongo. As cuias são populares principalmente no Brasil. São usadas para tomar chimarrão. Têm paredes muito mais grossas e um colarinho largo. O porongo, mais comum na Argentina e no Uruguai, é um pouco mais pequeno do que a cuia, mais arredondado e geralmente equipado com pernas de metal. O último tipo de cabaça é a galleta - feita de um fruto achatado.
Qual é a melhor cabaça para a erva-mate?
As cabaças de mate feitas de cabaça são preparadas e usadas há muito tempo - muitos sul-americanos ainda preferem esse tipo específico. É de longe a forma mais clássica de preparar a erva-mate. Atualmente, no entanto, as cabaças de cerâmica, que só começaram a ser utilizadas durante o período de colonização, tornaram-se muito mais populares devido ao seu conforto de utilização e facilidade de limpeza. A sua forma remete geralmente para os recipientes tradicionais, o que facilita a preparação da infusão de erva-mate. Que cabaça escolher para beber chá mate? Na nossa loja, para além das cabaças de cerâmica, também poderá comprar cabaças de madeira, feitas de madeira de palo santo, guampas e cabaças térmicas de mate feitas de aço inoxidável. Escolha a que mais lhe convém!
Fonte de informação:
- Wikipédia: Cabaça.