Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Cabaça de erva-mate: como mantê-la para que dure muito tempo?

2023-12-06
Cabaça de erva-mate: como mantê-la para que dure muito tempo?

O uso frequente da cabaça de erva-mate requer uma manutenção adequada. O seu objetivo é prolongar a vida útil do acessório. Diferentes tipos de cuias de erva-mate requerem diferentes métodos de limpeza e manutenção. Se você quiser saber como cuidar adequadamente da sua cabaça de erva-mate, não deixe de ler este artigo!

Resumo:

  1. Cabaça de erva-mate feita de cabaça
  2. Curado - a maneira tradicional de preparar a cabaça de erva-mate
  3. "A minha cabaça de erva-mate fica bolorenta! Como é que a posso limpar?"
  4. Vantagens e desvantagens de beber erva-mate numa cabaça
  5. Qual é a melhor cabaça para beber erva-mate?

Cabaça de mate feita de cabaça

Os primeiros bebedores de erva-mate fizeram seus vasos a partir de uma variedade especial de abóbora, que, graças à sua pele muito dura e forma adequada, desempenhou sua função perfeitamente. A tradicional cabaça de erva-mate é feita do fruto lenhoso e oco da cabaça, chamada "calabaza" em espanhol. Dependendo do país, as cabaças de erva-mate têm diferentes formas e são feitas de diferentes partes da fruta. As cabaças argentinas - as mais populares - têm uma forma arredondada e paredes finas. São feitas com a parte inferior do fruto. No Brasil, o tipo mais comum de cabaça de erva-mate é a cuia - uma cabaça com paredes grossas e equipada com um colarinho largo. A sua forma caraterística é muito útil na preparação do chimarrão. O chimarrão é feito com a parte superior do fruto. No Uruguai e na Argentina, também são comuns as cabaças chamadas porongo - são semelhantes à cuia, mas são menores e têm paredes mais finas. Também são feitas a partir da parte superior do fruto e, além disso, estão frequentemente equipadas com pernas de metal - para que a cabaça arredondada possa ser colocada firmemente numa superfície plana. No Brasil e, por vezes, na Argentina, também se encontram cabaças chamadas galleta. A palavra significa literalmente "biscoito" em espanhol. Trata-se de recipientes de forma achatada que são feitos cortando um dos lados do fruto da cabaça achatada. Muitos amantes do chá mate ainda hoje usam cabaças naturais - e não apenas na América do Sul! Esta é a mais clássica das formas de apreciar a erva-mate, e também a mais difícil de conservar. Em primeiro lugar, a cabaça precisa de ser devidamente preparada, por isso, se a quiser preparar para si, tenha o cuidado de limpar bem o interior da polpa e das sementes. O interior da cabaça é tradicionalmente conservado com óleo.

Curado - a forma tradicional de preparar a cabaça de erva-mate

Se escolher uma cabaça natural para um recipiente para beber erva-mate, é necessário prepará-la adequadamente primeiro, preservando-a para que não vaze, não apodreça muito rapidamente e dure o maior tempo possível. A preparação da cabaça também ajuda a remover o aroma caraterístico da fruta que pode ter um efeito desagradável na bebida preparada no recipiente. O processo de preparação da cabaça para a erva-mate é chamado de curado. O passo inicial do curado é encher a cabaça com erva-mate. No fruto oco da cabaça, colocar folhas molhadas de erva-mate - cerca de 2/3 da sua altura. Despeje água quente (aproximadamente 70-80 graus Celsius) sobre a erva-mate e deixe-a por cerca de 12-24 horas - de preferência 24 horas completas. O próximo passo do curado é esvaziar o recipiente e enxaguá-lo bem em água corrente. O passo seguinte, muito importante, é limpar a cabaça da polpa e das sementes, de preferência com uma colher. Fazê-lo com cuidado, com sensibilidade, para não danificar as paredes do fruto. Agora, é necessário repetir os primeiros passos - preparar novamente a "infusão" e deixar a cabaça durante 24 horas antes de a retirar com a polpa e as sementes restantes. Finalmente, deixe a cabaça secar completamente - necessariamente com a abertura para cima!

Yerba mate calabash

"A minha cabaça de erva-mate está a ficar bolorenta! Como posso limpá-la?"

Uma das partes mais importantes da manutenção de uma cabaça de erva-mate é limpá-la regularmente. Não se pode deixar os restos molhados dentro da cabaça depois de beber a bebida. Caso contrário, pode ganhar bolor. Depois de cada utilização, deitar fora os grãos, lavar o recipiente com água fria e secá-lo bem. É muito importante deixar a cabaça secar ao ar livre, de preferência perto de um radiador ou ao sol, para que não fique exposta à humidade durante muito tempo. De vez em quando, é também uma boa ideia deitar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na cabaça e deitar água quente sobre ela - esta mistura ajudará a eliminar quaisquer impurezas. No entanto, se notar que a sua cabaça tem bolor, não se esqueça de a eliminar! Independentemente do tipo de cabaça que tiver, vale a pena seguir a regra básica já mencionada - não deixe os restos de erva-mate na cabaça durante a noite! Isso cria as condições perfeitas para o desenvolvimento de mofo.

Vantagens e desvantagens de beber erva-mate numa cabaça

A vantagem indiscutível de usar uma cabaça para preparar a erva-mate é que ela é natural, feita de frutas reais, única e inimitável. Ao escolher esse recipiente, você pode ter certeza de que ninguém terá outra cuia de erva-mate como essa. Vem da natureza, por isso, quando usada, não polui o ambiente. As cabaças - quer sejam lisas, redondas, cuias ou porongos brasileiros - são normalmente decoradas de forma bonita, com padrões étnicos e únicos. Estão equipadas com acessórios de reforço que, por vezes, são pequenas obras de arte. São apelativos e não só encaixam perfeitamente na mão, como também ficam bem na prateleira ao lado dos pacotes de erva-mate. São feitos à mão - não se trata de uma produção em massa. Tal como as panelas feitas de madeira de palo santo, as cabaças naturais têm a sua própria atmosfera e magia únicas, influenciam o sabor da bebida nelas preparada e, além disso, remetem para a tradição - os índios Guarani beberam pela primeira vez erva-mate em frutos ocos de cabaça. As cuias são leves e, ao mesmo tempo, muito estáveis e resistentes. Enquanto uma cuia de mate de vidro ou de cerâmica pode partir-se ao cair no chão, uma cabaça natural sobreviverá normalmente a essa queda. Em justaposição a todas estas vantagens, a única desvantagem da cabaça natural é, de facto, o facto de ter de ser esvaziada rapidamente de quaisquer restos e de ser bem seca, uma vez que pode apodrecer.

Qual é a melhor cabaça para beber erva-mate?

Na nossa loja online encontrará diferentes tipos de cabaças de erva-mate - feitas de cerâmica, alumínio, madeira de palo santo e até vidro. Cada tipo requer cuidados diferentes. As cuias de erva-mate feitas de cabaça ou madeira de palo santo são geralmente cobertas com metal ou couro por fora. É importante lavar bem o recipiente após cada utilização, mas atenção: não é aconselhável utilizar detergentes, pois a madeira ou a cabaça podem absorvê-los e alterar o sabor das infusões. Se procura uma cuia de erva-mate fácil de utilizar e de limpar, considere as cabaças de cerâmica ou de alumínio. Antes de as utilizar pela primeira vez, é boa ideia escaldá-las para eliminar qualquer odor ou impureza da embalagem. Após as utilizações seguintes, pode lavá-las com o resto da loiça.

Fonte de informação:

  1. https://en.wikipedia.org/wiki/Mate_(bebida).
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Calabash.
pixel