Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Bombilla! Algo mais do que um simples tubo com um coador

2023-07-26
Bombilla! Algo mais do que um simples tubo com um coador

Aparentemente, não existe uma filosofia. Uma bombilla é, em teoria, apenas um simples tubo que termina com um coador para manter a erva-mate fora. É feita de madeira ou metal, com uma forma reta ou curva. Na prática, esta simples ferramenta tem um impacto no sabor e na pureza da bebida e na sensação geral de beber erva-mate. Uma boa bombilla é um tesouro e um companheiro indispensável na jornada da erva-mate.

Resumo:

  1. O que é uma bombilla? É algum tipo de colher estranha?
  2. Uma bombilla para todos. Qual escolher?
  3. "Oh não... A minha bombilla está a entupir. O que é que devo fazer?"
  4. Bombilla - o poder da simplicidade

O que é uma bombilla? É algum tipo de colher estranha?

Se está a ler este artigo, provavelmente já teve o seu primeiro contacto com a erva-mate, ou pelo menos ouviu falar dela algures. Certamente também sabe que o chá mate é bebido através de uma "palhinha" de metal, chamada bombilla. Acabamos de imaginar a seguinte cena: a primeira vez que uma pessoa que não conhece a bebida guarani vê um apreciador de erva-mate, segurando uma grande cuia de mate com um tubo saindo dela, através do qual ele sorve a bebida verde lamacenta. No rosto dessa pessoa, vemos um olhar de consternação e, ao mesmo tempo, um pouco de interesse. Depois, esse caloiro fica a saber que esse estranho tubo é uma bombilla. "Uma bawm-bee-yah? O que é que é isso? É algum tipo de colher de chá estranha?" Não, a bombilha é utilizada para filtrar a bebida, para separar as folhas finas do azevinho da bebida, não para a mexer!

Como tudo começou...

A erva-mate foi descoberta pelos índios guaranis. Eles recolhiam folhas das árvores silvestres de Ilex paraguariensis, que simplesmente mastigavam. As folhas davam-lhes energia e melhoravam a concentração, o que era muito útil para a caça. Mais tarde, os índios perceberam que uma decocção das folhas secas e trituradas tinha o mesmo efeito. No entanto, beber a decocção era muito incómodo - pequenos pedaços de folhas e galhos ficavam entre os dentes e faziam cócegas na garganta. Os índios arranjaram uma forma inteligente de lidar com este problema. Começaram a beber a sua bebida através de um tubo de bambu, que taparam numa das extremidades e fizeram pequenos furos, construindo assim um filtro improvisado. Durante séculos, utilizaram este protótipo de bombilla para filtrar a erva-mate. Até hoje, tubos feitos de bambu ainda estão disponíveis no mercado como parte da tradição. No entanto, o tubo de bambu não era perfeito - deixava passar o produto seco. Era frágil; deixado em resíduos húmidos de erva-mate, apodrecia, tornando a palha imprópria para utilização. Também não era originalmente curvo, pelo que beber a bebida através dele não era tão confortável como é hoje. O design do canudo de erva-mate foi aprimorado após a chegada dos jesuítas à América do Sul. Encantados com a cultura dos índios Guarani, familiarizaram-se com a sua bebida preferida - a erva-mate. Apreciaram os seus benefícios e tentaram difundir a erva-mate na Europa. O tubo de bambu com um filtro improvisado deixou de ser um instrumento cómodo para beber a bebida, pelo que foi substituído por um de metal, chamado bombilla - a palavra é um diminutivo do espanhol "bomba", que pode ser traduzido literalmente como "pequena bomba". Segundo o autor do livro El Mate: Bebida Nacional Argentina, Francisco N. Scutellá, a ideia da bombilla curva partiu de um imigrante italiano, Annio Silvio Pizzoni, que chegou a Buenos Aires após a Primeira Guerra Mundial para trabalhar inicialmente como motorista de táxi. Mais tarde, abriu uma produção de bombillas com uma forma ligeiramente curva, e logo encontrou muitos imitadores.

Bombillas for yerba mate

Uma bombilla para todos. Qual escolher?

Atualmente, podemos escolher entre diferentes tipos de bombilha, adaptados ao tamanho das cabaças, ao tipo de produto seco e à preferência do consumidor. Qual será a melhor bombilha? A que é que se deve prestar atenção? Vamos dar uma olhada mais de perto em quais bombilhas estão atualmente disponíveis no mercado de acessórios para erva-mate.

Filtragem

  • O mais comum, mais versátil de todos os tipos de bombillas, e preferido pela maioria dos mateiros, é o tubo reto equipado com um filtro de "colher". Assemelha-se a uma colher de chá perfurada. Estas bombillas são, por exemplo, as disponíveis na nossa loja: Mercedes, Gringo ou Grande. É um compromisso que oferece a possibilidade de um aspeto atraente, uma boa filtragem e resistência ao entupimento, graças à sua grande superfície de absorção. É possível beber diferentes tipos de erva-mate, mas a bombilla "colher" é a melhor escolha.
  • Semelhante à bombilla "colher" é a chamada "bomba" - equipada com um filtro maior, achatado e redondo, com muitos orifícios minúsculos que filtram perfeitamente até a erva-mate mais fina. Esta é a bombilla ideal para tipos de mate empoeirados - é particularmente popular entre os brasileiros que gostam de beber chimarrão de erva-mate moído até um pó fino.
  • Uma alternativa interessante é a bombilha "em espiral" com um filtro de mola - em vez de furos, um filtro em forma de mola é colocado numa extremidade. Esse tipo de bombilha é mais recomendado para a erva-mate de corte grosso, pois não filtra tão bem a erva-mate empoeirada. Entope com muito mais frequência do que as bombillas de "colher". No entanto, vale a pena ter uma, pois funciona perfeitamente com o tipo certo de erva-mate.
  • Bastante incomum em sua construção é a bombilla "ventilada". Em vez de orifícios ou uma mola, uma extremidade tem entalhes cuja função é separar o solo da infusão de erva-mate. Tal como a bombilla com filtro de mola, não funcionará bem para a erva-mate seca finamente cortada, que pode facilmente cair através dos entalhes.
  • Uma boa opção é escolher uma bombilha "multi-ação" - com filtro duplo ou mesmo triplo. Estas bombillas são geralmente tubos entalhados ou perfurados aos quais está adicionalmente ligada uma mola.

Material

Para além do método de filtragem, o material da bombilha é também de grande importância. Os tubos existentes no mercado vão desde o bambu, passando pelos feitos de aço niquelado ou aço inoxidável, até às bombillas exclusivas feitas de alpaca ou prata. Na maior parte das vezes, a boa qualidade é acompanhada por um preço mais elevado. Quanto mais nobre for o material, mais durável e mais bonita é a bombilha. Vale a pena investir em algo melhor. Qual a bombilha que deve escolher? Qual é a bombilla mais barata e qual é a mais cara?

  • As melhores em termos de relação qualidade/preço são as bombillas feitas de aço inoxidável e de alpaca. O aço inoxidável é relativamente barato, não oxida e, por conseguinte, não enferruja, pelo que, com os devidos cuidados e uma limpeza regular, pode durar muitos anos.
  • A alpaca é uma liga metálica especial (cobre, níquel e zinco em várias proporções). É frequentemente designada por "prata níquel" ou "prata alemã". Imita a prata e tem propriedades hipoalergénicas. Tal como o aço inoxidável, a alpaca é muito forte e resistente à corrosão. Não escurece e apresenta-se com uma bela aparência. As bombillas feitas de alpaca são mais caras do que as feitas de aço inoxidável, mas valem definitivamente o preço.
  • As bombillas mais baratas são as feitas de madeira ou de bambu. Trata-se de uma referência interessante à tradição. Para além disso, as bombillas feitas de palo santo podem acrescentar delicados toques de madeira aromática ao sabor e aroma da erva-mate. A desvantagem das bombillas feitas de material orgânico é a sua impermanência. Se forem deixadas na bebida residual, podem apodrecer e rachaduras podem aparecer após algum uso.
  • As bombillas mais caras são feitas de prata. Trata-se de acessórios exclusivos de alta gama, muitas vezes decorados com arte, que são tratados mais como jóias do que como objectos do dia a dia. Um facto interessante - a prata tem propriedades antibacterianas, tal como descrito por Hipócrates há séculos atrás.

As bombillas especiais com um anel de arrefecimento são também uma opção interessante, que evita que a boca arda quando se bebe erva-mate quente. A função do anel é absorver o calor da bebida imediatamente antes do bocal da bombilha. Desta forma, uma bebida suavemente arrefecida entra na boca. Um mecanismo aparentemente simples e pequeno, mas que faz toda a diferença! Os anéis de arrefecimento em si não são grandes e não alteram muito o design ou o aspeto da bombilla, embora sejam frequentemente fabricados numa cor diferente da do tubo, para efeitos estéticos do acessório. Muitas vezes, as decorações - pedras coloridas, decorativas ou o logótipo do fabricante - são colocadas na bombilha juntamente com o anel. Ao considerar qual a bombilha a escolher para a erva-mate, vale a pena prestar atenção à possibilidade de a desenroscar, à solidez das ligações das partes individuais, ao comprimento da bombilha e ao peso dos anéis de refrigeração, para que não derrubem as cabaças de erva-mate mais pequenas.

"Oh não... A minha bombilha está a entupir. O que é que devo fazer?"

Mesmo o melhor e mais caro equipamento não vai ajudar muito se você não seguir as regras básicas de beber erva-mate. Beber chá-mate pode tornar-se uma experiência horrível se entrar pó e pequenos pedaços de produto seco na boca. Embora seja verdade que os grãos não são venenosos, demasiadas partículas podem perturbar a experiência de beber mate. Uma bombilla pode ficar facilmente entupida, mas limpá-la pode ser muito mais difícil. O que se pode fazer para evitar o entupimento da bombilla? Como é que se bebe a erva-mate para obter o máximo de prazer?

Regras a seguir quando se bebe erva-mate:

  1. Escolha o tipo de bombilla adequado para o tipo de erva-mate que pretende beber. Qual bombilla será a melhor? Um lembrete rápido do que escrevemos acima: a bombilla mais universal é aquela com um filtro de "colher", para erva-mate muito fina, a "bomba" será a melhor, e a erva-mate de corte grosso será filtrada bem com bombillas de "mola" e "ventiladas", que ao mesmo tempo não funcionarão bem para filtrar produtos secos mais finos. Se isto não o convencer, as bombilhas com filtro duplo ou triplo são uma opção segura.
  2. Tente não deixar o toco de erva-mate na embalagem. Se estiver a chegar ao fim do pacote, mexa o produto seco para que o pó fino que caiu para o fundo se misture com os pedaços maiores de folhas.
  3. Preparar a bebida pela seguinte ordem: deitar o produto seco na cuia de erva-mate, colocar a bombilha e deitar a água. Desta forma, há mais hipóteses de os grãos não passarem pelo filtro da bombilha.
  4. Se já tiver vertido o mate seco com água antes de colocar a bombilha no recipiente, insira a bombilha tapando o bocal com o polegar. A pressão criada no tubo assegurará que nenhuma partícula seca entre no filtro.
  5. Não mexer a bombilha na cuia de mate! Qualquer movimento descontrolado ao beber erva-mate fará com que as pequenas folhas e galhos comecem a se mover na água e possam entrar na bombilla. A erva-mate não é como o chá, que se mexe com uma colher!
  6. Beba devagar. Os goles grandes e fortes podem fazer com que a erva-mate seja absorvida para além da bebida, que passará através do filtro para o tubo e depois para a boca.
  7. Cuide da sua bombilla, limpando-a após cada utilização. À medida que vai bebendo, os sedimentos acumulam-se no tubo e no filtro e entopem os orifícios da bombilla, tornando impossível beber a sua bebida através dela. A simples lavagem com água pode não ser suficiente, por isso é uma boa ideia adquirir um produto de limpeza especial.

Bombilla - o poder da simplicidade

Bombilla é um dispositivo simples e discreto que muda completamente a experiência de beber erva-mate. Um simples tubo com um filtro que garante que a bebida pura vai diretamente para a boca, sem as partículas de folhas, pó e galhos que irritam a garganta e se instalam nos dentes. É uma ferramenta essencial para todos os amantes da erva-mate e uma parte integrante do ritual de beber erva-mate. Qual bombilla você escolhe - isso já depende de suas preferências. Uma coisa é certa: uma bombilla bem escolhida é um gadget que muda a vida de qualquer bebedor de mate!


Fonte de informação:

  1. Wikipédia: erva-mate, bombilla.
  2. F. N. Scutellá, El Mate: Bebida Nacional Argentina, 1989.
pixel