A eficiência da erva-mate. Quantas vezes posso servir chá mate?

Os amantes da erva-mate sabem bem que o primeiro derrame de erva-mate é apenas o prelúdio de um ritual de consumo extraordinário. A verdadeira profundidade das qualidades valiosas do chá-mate é alcançada ao derramar novamente, e novamente, e novamente... Quantas vezes se pode servir a erva-mate? Quantas recargas de água podemos pagar? Que factores influenciam isto? Estas são as questões que iremos analisar no post de hoje do blogue.
Resumo:
- Como preparar adequadamente a erva-mate?
- Quantas vezes você pode derramar erva-mate? De que é que isso depende?
- Qual é a erva-mate mais eficiente disponível em nossa loja online?
- Quando é que a erva-mate deixa de ser adequada para recarga?
Como preparar adequadamente a erva-mate?
A verdade é que não existe uma maneira correta de preparar a erva-mate. Cada um prepara do jeito que gosta e isso não é da conta de ninguém. No entanto, existem algumas regras a serem seguidas para aproveitar todos os benefícios da bebida do Guarani. Em primeiro lugar, os utensílios certos são importantes - cabaça e bombilha. Eles não só facilitam a preparação e o consumo da erva-mate, como também fazem parte do ritual místico do mate há séculos. Em segundo lugar, é importante dispor corretamente o produto seco no recipiente. O principal mandamento de todo bebedor de mate também deve ser o uso de água na temperatura certa. Esta não deve, de forma alguma, exceder os 80 °C, o que está cientificamente provado. Com uma temperatura mais elevada, a infusão tornar-se-á desagradavelmente intensa e perderá imediatamente o seu sabor e qualidades funcionais. Para além disso, será menos estimulante. Isto acontece porque a cafeína é libertada muito mais lentamente na água a ferver do que a temperaturas mais baixas.
Quantas vezes se pode servir a erva-mate? De que é que isso depende?
A erva-mate seca tem a distinção de ser muito eficiente e económica. Neste aspeto, difere do chá comum, cujas borras são geralmente deitadas fora depois de beber uma única dose. Às vezes, o chá de melhor qualidade pode ser servido de 1 a 3 vezes, mas a diferença de sabor é claramente percetível a cada recarga subsequente. Com a erva-mate é diferente. Quantas vezes pode ser servida uma dose de erva-mate seca? Em teoria, de algumas a até uma dúzia de vezes; na prática, até perder o sabor e o aroma. Cada preparação sucessiva de chá mate é uma experiência de sabor e aroma completamente nova. Por outro lado, cada adição de água a uma porção do produto seco liberta o sabor e o aroma, bem como a cafeína, as vitaminas, os minerais e outros componentes. Em termos de eficiência, a maior parte depende da marca e do tipo de erva-mate. Por exemplo, a erva-mate chimarrão - moída bem fininha, quase como uma farinha - pode ser coada muito mais vezes do que o mate tradicional. A técnica de preparo também afeta o desempenho do produto seco. No parágrafo anterior, mencionamos o posicionamento adequado do seco no recipiente antes de despejar a água. Com isso, queremos dizer um monte inclinado, colocado em uma das paredes da cabaça de mate. Algumas pessoas pensam que fazer um monte é inútil e que basta deitar água no recipiente sem fazer nada de desnecessário. Acontece que isso é importante. O monte é deitado com água lentamente, gradualmente, de baixo para cima. Desta forma, as folhas secas que estão mais acima não absorvem a água imediatamente e libertam as suas propriedades mais tarde. Para aumentar a eficiência da erva-mate, pode ser utilizado o método de infusão popular no Uruguai. Neste país, o primeiro derrame da cabaça é geralmente efectuado com água fria. A erva-mate liberta então as suas propriedades mais lentamente. Só então é utilizada água quente.

Qual é a erva-mate mais eficiente disponível na nossa loja online?
O tempo que a erva-mate vai libertar os compostos valiosos e as qualidades de sabor que contém depende do tipo de produto seco. É geralmente aceite que, quanto mais finamente moída for, mais tempo liberta as suas propriedades. Portanto, a erva-mate mais eficiente pode ser considerada como aquela com uma textura altamente empoeirada. Para se convencer disso, basta escolher a marca Guarani, por exemplo. Disponível em diversas variações de sabores, a erva paraguaia é moída muito finamente. Por isso, o seu sabor permanece acentuado mesmo após a quarta ou quinta adição de água!
A quantidade de galhos presentes numa determinada espécie de produto seco também não é insignificante. Não contêm cafeína nem têm um sabor particularmente pronunciado. Muitos consumidores de mate consideram os galhos como um enchimento desnecessário na erva-mate. Portanto, pode-se deduzir que a erva-mate que não contém galhos será mais eficiente. Uma excelente confirmação dessa tese é a erva-mate da marca Verde Mate Green. Os chás de mate verde, sem galhos, deste fabricante brasileiro são caracterizados por seu caráter suave. No entanto, o seu sabor delicado e crocante dura surpreendentemente muito tempo! Algumas das variações de sabor, como o Verde Mate Katuava herbáceo ou o Chimarrão verde e delicioso, mantêm o seu sabor mesmo no sexto ou sétimo trago!
Quando é que a erva-mate deixa de ser adequada para recarga?
Já sabemos quantas vezes se pode preparar uma dose de erva-mate. Mas como é que podemos saber quando é que o mate já não pode ser bebido? Precisamos distinguir entre duas situações aqui. A primeira é quando preparamos uma porção da bebida, bebemo-la e, passado pouco tempo, voltamos a deitar água sobre ela. Isto repete-se várias vezes, mas todo o processo fica concluído em poucas horas. Após alguns ou mais salpicos de água, o sabor e o aroma da erva-mate perdem-se e as folhas afundam-se. Enxaguada, vertida várias vezes, a erva-mate até tem o seu próprio nome. Na América Latina, é chamada de "lavado", que significa literalmente "lavado". Na segunda situação, fazemos um lote de erva-mate, talvez o despeje 2-3 vezes, mas por várias razões deixamos os restos de mate na panela por mais tempo, ou mesmo durante a noite. Essa erva-mate pode ser bebida no dia seguinte? Sim, mas é importante ser cuidadoso e cauteloso. O bolor pode aparecer rapidamente no mate húmido, por isso é importante inspeccioná-lo e cheirá-lo cuidadosamente. Se não houver sinais de bolor, o mate seco pode ser enchido com água - recomenda-se água ligeiramente mais quente.
Beba o seu mate, saúde!
Vamos resumir as informações que reunimos. A erva-mate é muito eficiente - muito mais do que o chá comum. Uma única porção de erva-mate pode, portanto, ser servida várias vezes com água sem medo - com cada adição de água, o sabor e o aroma da infusão serão ligeiramente mais fracos. A quantidade de cafeína, vitaminas e minerais será reduzida a cada recarga subsequente. A eficiência depende de uma série de factores: o tipo de erva-mate, a quantidade de pó e paus, bem como o método de infusão. A erva-mate que não se pode beber pode ser servida novamente até no dia seguinte, mas não recomendamos que o faça - pode formar-se bolor nocivo na erva-mate húmida deixada durante várias horas.
Fonte de informação:
- Wikipedia: Erva-mate.
- B. Kruszewski, A. Jakóbiak, A. Jasiczek, B. Wieczorek i D. Niemczuk, Influência dos parâmetros de fermentação no teor de cafeína em infusões de erva-mate, Bromatologia i Chemia Toksykologiczna, 2012.