Mateist, já encontraste a tua bombilla preferida, a melhor?

O que é que nos vem à cabeça quando ouvimos falar de erva-mate? A imagem que imediatamente vem à nossa cabeça é a de um recipiente fumegante com uma bebida quente e um tubo de metal preso nele - a bombilla. Este objeto com um nome engraçado é parte integrante do ritual de beber erva-mate. Como é que usamos a bombilla para beber erva-mate? Qual é a melhor bombilla para a erva-mate? Onde comprar sua primeira bombilla? Hoje vamos responder a todas essas perguntas.
Resumo:
- Bombilla - o que é? O conhecimento em poucas palavras
- Faça sua escolha... Tipos de bombilla - qual é a melhor?
- Onde comprar uma bombilla de erva-mate?
Bombilla - o que é? Conhecimento em poucas palavras
Bombilla, mate, palo santo... Tantos itens com nomes difíceis de lembrar. Especialmente para os bebedores de erva-mate iniciantes, essa quantidade de informações pode parecer bastante esmagadora. Acreditem ou não, uma vez recebemos uma pergunta sobre como colocar chá numa bombilla que só tem um pequeno orifício no topo e é difícil espremer o chá seco através dele? A bombilla não é uma máquina de fazer chá. Também não é uma colher de chá, embora muitas vezes se assemelhe a uma. É usada para beber a bebida - funciona de maneira semelhante a um canudo de plástico comum e filtra adicionalmente a erva-mate seca e fina. A bombilla é, ao lado do copo de mate, uma ferramenta indispensável e muito caraterística de todo mateista. Torna mais fácil beber erva-mate.
Como os índios Guarani bebiam erva-mate séculos atrás?
Os índios guaranis, que habitavam áreas do Brasil, Argentina e Paraguai, foram os primeiros a descobrir os efeitos milagrosos da planta de erva-mate em crescimento selvagem. Eles notaram que a planta lhes dava energia, aumentava a concentração e reduzia a sensação de fome. No início, limitavam-se a mastigar as folhas cruas. Mais tarde, descobriram que uma infusão feita com elas apresentava as mesmas propriedades que as folhas cruas. Coavam a bebida das folhas e dos ramos secos e esmagados através dos dentes. Isto não era nem esteticamente agradável, nem prazeroso - os pequenos pedaços das plantas colavam-se aos dentes e irritavam a garganta. Por fim, tiveram a ideia de beber a bebida através de um tubo - feito de bambu ou de canas. Como os pedaços de erva-mate esmagados continuavam a entrar na boca, tiveram a ideia de tapar uma das extremidades do tubo de bambu e perfurá-lo. Foi assim que o primeiro protótipo de bombilla foi criado. Tinha os seus inconvenientes: não era muito durável e apodrecia rapidamente se ficasse demasiado tempo na poção residual. Após a chegada dos colonizadores de além-mar à América do Sul, a bombilla foi melhorada com a utilização de metal no seu fabrico. Atualmente, dispomos de uma vasta gama de bombillas, que variam em termos de material de fabrico, forma, tipo de filtro e função. No entanto, mantendo a tradição, são utilizadas as bombillas feitas de bambu.
Etimologia
O nome bombilla vem do espanhol e é composto por duas partes - a palavra bomba, que significa " bomba", e o sufixo -illa, que actua como um diminutivo. A palavra bombilla em espanhol também significa "bolbo". Antes da colonização da América Latina, os índios guaranis chamavam o tubo de beber erva-mate de takuapý.

Faça a sua escolha... Tipos de bombilla - qual é a melhor?
Hoje em dia, a erva-mate está a tornar-se cada vez mais popular. De vez em quando, aparecem no mercado lojas que vendem pacotes da Ilex paraguariensis verde e seca a clientes satisfeitos. À medida que o número de amadores da bebida sul-americana cresce, também cresce o número de ferramentas disponíveis necessárias para beber erva-mate. Atualmente, podemos escolher entre diferentes tipos de bombilla. Qual escolher? Qual será o melhor para começar sua aventura com a erva-mate?
De que é feita uma bombilla?
Seguindo a tradição, algumas bombillas são feitas de bambu. São baratas, mas não muito duráveis. O bambu é um material orgânico, pelo que estas bombillas não sujam o ambiente após a sua utilização, mas os cuidados constantes com elas podem ser um incómodo. As bombillas também são feitas de madeira - geralmente da "árvore sagrada" Palo Santo. Este é um tipo muito interessante de bombilla que acrescenta um toque de magia e mistério ao ritual de beber erva-mate. No entanto, a madeira, tal como o bambu, não é durável; pode apodrecer facilmente quando exposta à humidade e rachar quando exposta ao calor. As bombillas feitas de metal são mais duráveis. Não afectam o sabor e o aroma da bebida, têm um aspeto esteticamente agradável e são fáceis de lavar. As mais baratas são as feitas de aço inoxidável - são particularmente recomendadas para os chateiros principiantes devido ao seu preço e facilidade de manutenção. Mais caras, mas também muito mais bonitas visualmente, são as bombillas feitas de alpaca. Elas serão particularmente apreciadas pelos entusiastas avançados da erva-mate. A alpaca é uma liga de cobre, níquel e zinco que foi inventada pelos chineses durante a dinastia Qing. A alpaca assemelha-se à prata na aparência, e é por isso que é frequentemente referida como prata "nova" ou "chinesa". As bombillas mais caras e elaboradas são feitas de prata. A prata não é apenas elegante. Apresenta também propriedades muito apreciadas que foram descritas por Hipócrates nos seus escritos já na Antiguidade. Em certa medida, os utensílios ou talheres de prata apresentam propriedades desinfectantes. Devido ao seu preço, as bombillas de prata são mais tratadas como jóias.
Diferentes filtros nas bombillas
As bombillas dividem-se em diferentes tipos, não só devido ao material de que são feitas, mas também devido ao tipo de filtro com que estão equipadas. As mais versáteis e mais comuns são as bombillas de colher, equipadas com um filtro perfurado e achatado. Assemelham-se a uma pequena colher de chá. A Bomba é a bombilha mais utilizada no Brasil - o filtro grande, achatado e redondo permite filtrar bem o chimarrão, que foi transformado em pó. Uma forma completamente diferente é a bombilha de mola. Trata-se de um tubo com uma pequena mola colocada numa das extremidades. Este tipo de filtro não é adequado para o mate seco finamente cortado - é menos preciso. Um pouco semelhante à bombilla de mola é a bombilla de cilindro. Em vez de uma mola, uma extremidade do tubo da bombilla tem vários cortes perpendiculares. Este tipo de filtro numa bombilha também não é muito preciso. A melhor filtragem é proporcionada por uma bombilha de filtro múltiplo, com mais do que um filtro. Normalmente, existem pequenos orifícios na extremidade do tubo, é colocada uma mola sobre eles e, além disso, é frequentemente montada uma rede fina entre eles.
Onde comprar uma bombilha de erva-mate?
Já se interessou pelo tema da erva-mate, escolheu o tipo de mate seco, a marca e o sabor mais adequados para si e comprou um copo de mate para beber a sua bebida. Agora é altura de comprar uma bombilha. Onde comprar as melhores bombillas? Na nossa loja, claro! Encontrará uma vasta seleção de diferentes tipos de bombillas - desde as bombillas de aço inoxidável mais baratas até às mais caras, de rosca, que pode facilmente lavar depois de beber a sua infusão. Recomendamos especialmente que compre uma bombilha num conjunto com chávena de mate ou num conjunto para principiantes de erva-mate. Esta é a melhor opção para poupar dinheiro!
Fonte de informação:
- Wikitionary.org: https://es.wiktionary.org/wiki/bombilla.
- Wikipedia.org: