Entrega gratuita!!! de 49,00 €
Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Já não bebo essa porcaria!

2024-02-21
Já não bebo essa porcaria!

Levanta-se de manhã depois de uma noite sem dormir. Quase até ao amanhecer, tem estado a trabalhar no videojogo ou a estudar para os exames. As tuas pálpebras estão pesadas e o teu cérebro está desconectado. Como um zombie, vagueia pelo seu apartamento, à procura de uma forma de sair deste tormento. Pega numa lata colorida de bebida doce. Recupera rapidamente a energia, esfrega os olhos e lê a composição da bebida energética que acabou de consumir. "Nunca mais bebo essa porcaria! - diz horrorizado. O que beber em vez de bebidas energéticas para estimular o seu corpo e mente de forma eficaz, sem arruinar completamente a sua preciosa saúde?

Resumo:

  1. Cinco colheres de chá de açúcar, cafeína e um monte de químicos
  2. Efeitos secundários das bebidas energéticas
  3. Uma bebida energética saudável? Será que isso existe?
  4. O que é que a erva-mate dá energia?
  5. Duas maneiras de estimular. O que é que vai escolher?

Cinco colheres de chá de açúcar, cafeína e um monte de produtos químicos

As bebidas energéticas são muito populares. Podemos comprá-las em quase todas as mercearias. São tentadoras pelo seu sabor e preço relativamente baixo. Os seus produtores investem muito esforço e dinheiro em publicidade, e as embalagens coloridas chamam simplesmente a atenção. Melhoram a velocidade de reação e a concentração e reduzem a sensação de cansaço. Destinam-se a trabalhadores físicos e mentais - pessoas que precisam de estar num estado de plena prontidão física e mental durante longos períodos de tempo. São mais frequentemente utilizadas por condutores, pessoas que trabalham à noite ou estudantes quando estudam para os exames. Cada vez mais, são promovidas "bebidas energéticas para jogadores" - energéticos destinados a desportistas electrónicos ou streamers que passam muitas horas no mundo virtual. Devido à sua elevada prevalência, não são só os adultos que as procuram, mas também os adolescentes e até as crianças em idade escolar. De acordo com a investigação, 50% dos consumidores de bebidas energéticas têm menos de 25 anos. Uma bebida energética é um impulso rápido de energia - é fácil de comprar, rápida de beber e saborosa. E o que é mais importante - tem um efeito quase imediato. A questão é: as bebidas energéticas são saudáveis? Quando pega numa lata de energético nas compras, alguma vez leu o rótulo com atenção e pensou no que vai beber? Como é que o consumo deste tipo de bebidas afecta a sua saúde?

As bebidas energéticas são saudáveis?

Verificámos os rótulos de algumas das bebidas energéticas mais populares e a sua composição deixou-nos literalmente horrorizados. O ingrediente principal é, obviamente, a cafeína, que é responsável pelo efeito estimulante. Beber 250ml de um energético fornece ao corpo uma média de 83mg de cafeína. Muitas vezes, a composição da bebida é enriquecida com guaraná, o que aumenta ainda mais o teor de cafeína. As bebidas energéticas contêm geralmente taurina, que baixa a tensão arterial e tem um efeito calmante e de alívio do stress. As vitaminas B também aparecem frequentemente na composição das bebidas energéticas. Parece fixe? Vamos ver mais adiante... Hidratos de carbono, conservantes, corantes sintéticos. E uma tonelada de açúcar. Uma lata média de 250 ml de bebida energética contém 5 colheres de chá de açúcar. Para além do açúcar puro, os ingredientes incluem frequentemente frutose ou xarope de glucose. Nas versões "light", o açúcar é substituído por substitutos que não são de todo mais saudáveis. Trata-se geralmente de aspartame ou acessulfame de potássio - compostos químicos em torno dos quais se gerou alguma controvérsia quanto aos seus efeitos nocivos para a saúde. Imagine-se a beber 1-3 chávenas de chá adoçadas com cinco colheres de chá de açúcar todos os dias. Tem noção de quanto isso afectaria o seu corpo?

Efeitos secundários das bebidas energéticas

Como já referimos, uma bebida energética é um impulso rápido de energia. Bebe-se e sente-se quase imediatamente o seu efeito. O efeito desaparece com a mesma rapidez e, por isso, vai buscar outra lata. Tem um turno noturno à porta, está a estudar para um exame ou vai jogar jogos de vídeo toda a noite? Então provavelmente vai beber 3-4 bebidas energéticas para se manter acordado. Uma dose de 500 mg de cafeína (cerca de 5-6 latas de 250 ml) pode causar intoxicação, resultando em problemas de estômago, dores de cabeça, hiperatividade, palpitações cardíacas, insónias e até ansiedade e alucinações. A ingestão regular de "energia artificial" reduz a duração do sono, perturba as funções do organismo e provoca fadiga e fraqueza. E, no entanto, as bebidas energéticas são supostas eliminar a fadiga! Além disso, as bebidas energéticas contêm um grande número de calorias, o que, a longo prazo, pode contribuir para a obesidade e a diabetes. O açúcar contido nestas bebidas também contribui para a obesidade e a diabetes e é mau para os dentes, sendo um terreno fértil para a cárie dentária. Os ácidos contidos nas bebidas energéticas são maus para o esmalte dos dentes. Pense nisso. Quer mesmo beber bebidas energéticas açucaradas e carregadas de químicos à custa da sua saúde?

Yerba mate vs. energy drink

Uma bebida energética saudável? Será que tal coisa existe?

Agora deve estar a perguntar-se: "Se as bebidas energéticas são a pior porcaria, o que devo beber em vez delas?". Existe algo como um"energético natural"? Claro que sim! Chama-se erva-mate! É uma infusão feita a partir das folhas e ramos secos e esmagados de Ilex paraguariensis - uma planta que se encontra na América do Sul, em quatro países vizinhos: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Há séculos atrás, as propriedades da planta foram descobertas pelos habitantes indígenas destas áreas, os índios Guarani, que notaram que ao mastigar as folhas cruas da planta, tinham mais energia, a sua concentração melhorava e sentiam menos fome. Esta ação ajudava muito os índios durante as longas caçadas ou viagens cansativas. Mais tarde, os povos indígenas da América do Sul começaram a fazer uma infusão das folhas de Ilex paraguariensis, que hoje, sob o nome de erva-mate, está lentamente a ganhar popularidade. É verdade, a erva-mate tem um sabor intenso e geralmente bastante amargo. Se está habituado ao açúcar das bebidas energéticas, os primeiros goles de chá mate podem parecer bastante desagradáveis, mas é uma questão de se habituar. O sabor da erva-mate também pode ser melhorado de várias maneiras, como já escrevemos mais de uma vez em nosso blog.

O que na erva-mate lhe dá energia?

A erva-mate é uma bebida energética natural com cafeína como seu principal ingrediente estimulante. É difícil determinar a quantidade exacta de cafeína na bebida, uma vez que depende de muitos factores: o tipo de erva-mate, a quantidade de produto seco utilizado, a temperatura da água e o tempo de preparação. Supõe-se que um litro de bebida contém, em média, cerca de 360 mg de cafeína. Uma dose de 250 ml contém, portanto, cerca de 90 mg de cafeína - semelhante a uma lata de bebida energética. Para além da cafeína, existem duas substâncias na erva-mate que têm um efeito estimulante - a teofilina e a teobromina. Elas dilatam os vasos sanguíneos, o que evita picos repentinos na pressão arterial. A erva-mate tem um efeito gradual e suave, e uma única dose pode ser servida várias vezes (cada dose sucessiva contém um pouco menos de cafeína). O efeito estimulante dura muito mais tempo e, quando passa, não se sente uma "queda" repentina de energia. A Ilex paraguariensis é também uma fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres nocivos, bem como de muitas vitaminas (A, B, C e E) e minerais (como o zinco, o silício, o magnésio, o potássio, o cálcio e o fósforo). Para além do seu efeito estimulante, apoia o sistema digestivo, aumenta a imunidade do corpo e limpa-o de toxinas, melhora o bem-estar mental e regula a pressão arterial. Beber erva-mate regularmente pode ajudar a perder peso se a combinar com uma dieta correcta e exercício físico. O melhor de tudo é que toda a bondade que a erva-mate proporciona é totalmente natural. Não há um pingo de artificialidade!

Duas maneiras de aumentar. O que é que vai escolher?

Agora pense novamente. Imagine quantos danos foram causados ao seu corpo pelas bebidas energéticas que tem bebido até agora. Não é tarde demais para corrigir isso, só precisa de mudar os seus hábitos. Tem medo que a erva-mate seja demasiado fraca? O que é que uma erva indiana pode fazer? Acredite, ela pode fazer muito. Mas se ainda não está convencido do seu poder, pode escolher uma erva-mate mais forte com guaraná adicionado. Tem longas horas de estudo pela frente ou está à procura de uma bebida energética natural para os jogadores? Experimente a versão Más IQ com ginseng e ginkgo biloba, que estimulará ainda mais as suas células cinzentas. Então, o que é que escolhe, uma bebida energética artificial com toneladas de açúcar e toda a tabela periódica na sua composição ou erva-mate - uma bebida energética totalmente natural? Qual é a bebida energética mais saudável? Pensamos que já não precisamos de responder a esta pergunta, porque a resposta é óbvia. Não compre mais bebidas energéticas, escolha a erva-mate e cuide da sua saúde!


Fonte de informação:

  1. Wikipédia: Bebida energética, Mate, Cafeína.
  2. M. Cichocki, Bebidas energéticas e sua contribuição para as atuais preocupações com a saúde de crianças e adolescentes, Przegląd Lekarski, 2012.
  3. S. M. Seifert et al, Efeitos na saúde das bebidas energéticas em crianças, adolescentes e jovens adultos, Pediatria, 2011.
  4. A. Gawron-Gzella, J. Chanaj-Kaczmarek, J. Cielecka-Piontek, Erva-mate - uma história longa, mas atual, Nutrientes, 2021.
  5. C. I. Heck, E. G. De Mejia, Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations, Journal of Food Science, 2007.
pixel