Erva-mate e diabetes

A diabetes é uma doença metabólica crónica causada por uma perturbação da secreção de insulina. Apesar das numerosas iniciativas de prevenção, o número de casos está a aumentar constantemente. É uma doença da civilização e um grande problema de saúde em muitos países. Vamos abordar este tema hoje: a erva-mate, considerada uma das bebidas mais saudáveis, é boa para os diabéticos? Ela pode ter um impacto sobre essa doença?
Resumo:
- Diabetes em números
- Chá milagroso do Paraguai
- Pesquisa sobre erva-mate e diabetes
- Erva-mate - é realmente tão saudável?
Diabetes em números
De acordo com a OMS, aproximadamente 422 milhões de pessoas em todo o mundo tinham diabetes em 2014. Em comparação, em 1980, o número de diabéticos era "apenas" 108 milhões. Em 2019, aproximadamente 2 milhões de pessoas morreram de diabetes. A suscetibilidade a esta doença é hereditária, mas está frequentemente ligada a um estilo de vida pobre - má alimentação e baixa atividade, e consequentemente obesidade. A diabetes afecta o funcionamento de todo o organismo, contribui para muitas complicações de saúde e, sobretudo, aumenta a mortalidade. Não existe cura, embora a investigação esteja a ser desenvolvida. No entanto, seus efeitos podem ser retardados e prevenidos com a medicação correta, uma dieta bem ajustada e um estilo de vida ativo.
Chá milagroso do Paraguai
A erva-mate é conhecida principalmente pelo seu efeito estimulante, fazendo com que muitas pessoas substituam o café e as bebidas energéticas por ela. No entanto, a erva-mate não contém apenas cafeína. Há muitas vitaminas, minerais e compostos orgânicos que são valiosos para todo o corpo, tornando a erva-mate uma bebida muito saudável com muitas propriedades positivas. Entre outras coisas, a erva-mate contém ácido clorogénico, um composto químico orgânico do grupo dos polifenóis. É um poderoso antioxidante que aumenta a sensibilidade do corpo à insulina e retarda a secreção de glicose, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. É, por conseguinte, um ingrediente alimentar muito valioso para as pessoas com diabetes de tipo 2, nas quais a ação e a secreção da insulina estão comprometidas. As propriedades da erva-mate em termos de seu efeito sobre o diabetes têm sido estudadas por cientistas há muitos anos.

Pesquisa sobre erva-mate e diabetes
Os cientistas investigaram os efeitos da erva-mate nos níveis de açúcar no sangue, provando que o consumo da infusão pode ajudar a controlar os distúrbios diabéticos. Realizaram ensaios clínicos em ratos obesos e os resultados foram publicados em 2011. Observou-se que a tolerância à glicose foi melhorada com os animais que estavam a beber erva-mate. Em 2013, outro grupo de pesquisadores investigou os efeitos da erva-mate nos níveis de açúcar no sangue. Desta vez, o estudo foi realizado em 29 pacientes com diabetes tipo 2. Os pacientes receberam 330 ml de erva-mate, três vezes ao dia, durante 60 dias, e depois o conteúdo de hemoglobina glicada do seu sangue foi testado. Os níveis de hemoglobina glicada diminuíram em 0,85% após o estudo. Ainda outro estudo realizado em 2018 por um pesquisador do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS) na Argentina descobriu que beber erva-mate reduz o risco de diabetes. O estudo envolveu 2.615 pessoas de diferentes sexos, com idades entre 35 e 74 anos. Após 26 meses, observou-se que as pessoas que bebiam mais de 550 ml de erva-mate por dia apresentavam um risco menor de diabetes do que aquelas que bebiam menos de 100 ml de erva-mate por dia ou não bebiam a infusão.
Erva-mate - é realmente tão saudável?
Erva-mate versus insulina e o efeito sobre os níveis de açúcar no sangue - este tópico foi estudado por cientistas muitas vezes ao longo de vários anos, mas ainda está em aberto e precisa ser analisado com mais profundidade. Por isso, mais estudos estão constantemente a ser realizados e novos resultados estão a surgir. Isso confirma que a erva-mate tem um grande potencial em termos de propriedades de saúde. A resposta à pergunta - pode um diabético beber erva-mate ou a erva-mate é boa para diabéticos - é definitivamente sim. A erva-mate pura e sem açúcar, com a possível adição de ervas naturais, frutas ou aromas, não prejudicará as pessoas com diabetes. Ao mesmo tempo, deve-se lembrar que, apesar de suas muitas propriedades positivas, não é um medicamento, mas apenas um complemento a uma dieta equilibrada, que deve ser estabelecida com um médico especialista.
Fonte de informação:
- Wikipédia: Diabetes, Ácido clorogénico.
- Organização Mundial de Saúde.
- C. I. Heck, E. G. De Mejia, Yerba Mate Tea (Ilex paraguariensis): A Comprehensive Review on Chemistry, Health Implications, and Technological Considerations, Journal of Food Science, October 2007, Vol. 72, Issue 9, sites R138-R151.
- G. M. E. Hussein e outros, Mate Tea (Ilex paraguariensis) Promotes Satiety and Body Weight Lowering in Mice: Involvement of Glucagon-Like Peptide-1, Biological & Pharmaceutical Bulletin, dezembro de 2011, 35 (12), sítios 1849-55.
- G. A. Klein e outros, Mate Tea (Ilex paraguariensis) Improves Glycemic and Lipid Profiles of Type 2 Diabetes and Pre-Diabetes Individuals: A Pilot Study, Journal of the American College of Nutrition, junho de 2013, Vol. 30, Issue 5, sites 320-332.
- El consumo de mate puede ayudar a frenar la diabetes, Diario Popular, agosto de 2018, site 18.
- A. Alkhatib e outros, Alimentos funcionais e abordagens de estilo de vida para prevenção e gerenciamento de diabetes, Nutrientes, dezembro de 2017, Vol. 9, Edição 12.
- B. Sarriá e outrosi, A erva-mate pode prevenir o diabetes de acordo com um estudo cruzado, randomizado e controlado em humanos, Proceedings of The Nutrition Society, junho de 2020, 79 (OCE2), E245.